Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4424
Título: Precarização e intensificação do trabalho docente durante a pandemia do covid-19: uma análise do ensino remoto na EMEB Professor Firmo José Rodrigues em Cuiabá-MT
Autor(es): Pires, Tatielly Angelina
Palavras-chave: Precarização
Intensificação do trabalho docente
Políticas educacionais
Data do documento: 2022
Citação: PIRES, Tatielly Angelina. Precarização e intensificação do trabalho docente durante a pandemia do covid-19: uma análise do ensino remoto na EMEB Professor Firmo José Rodrigues em Cuiabá-MT. 2022. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O ensino remoto, durante o período de pandemia de covid-19 fez com que o trabalho docente se tornasse mais árduo e complexo, pelo fato de que os docentes, de todos os níveis de ensino, tiveram que se adaptar às tecnologias educacionais para dar seguimento ao processo de ensino. Isso porque as instituições escolares tiveram suas atividades presenciais paralisadas em função do distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde, a fim de evitar a contaminação em massa. O objetivo geral deste trabalho foi analisar as formas de precarização e intensificação do trabalho dos professores com a implementação do ensino remoto emergencial em consequência da pandemia de covid-19 no contexto do trabalho docente em ambientes virtuais, na Escola Municipal de Educação Básica Professor Firmo José Rodrigues em Cuiabá, Mato Grosso. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético, com ênfase nas categorias de totalidade e contradição, que permitem fazer a análise e alcançar a compreensão sobre as políticas educacionais e do processo de intensificação e precarização do trabalho docente. Para realizar esta pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Analisou-se resoluções e decretos que foram publicados pelas secretarias municipais e estadual de educação de Mato Grosso e do Ministério da Educação acerca do ensino remoto e outras medidas de segurança durante a pandemia, o projeto político-pedagógico da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores. Buscou-se discutir os conceitos de precarização e intensificação do trabalho docente e como esse fenômeno ocorre na prática docente no contexto na escola Professor Firmo José Rodrigues. A pesquisa revelou que durante o ensino remoto emergencial o trabalho do professor se intensificou e se precarizou, pois as demandas que antes eram realizadas na instituição escolar, com carga horária estabelecida, no ensino remoto teve a carga horária aumentada, de modo que o professor passava horas do seu dia elaborando estratégias e aulas para que fossem compartilhadas no dia seguinte. Toda a estrutura e os recursos utilizados para a manutenção desse processo de ensino foi custeado pelo próprio docente, desde equipamentos, internet e recursos pedagógicos. Conclui-se que os mecanismos oferecidos pelas tecnologias e outras modalidades de educação mediadas por tecnologias resultam em intensificação e precarização do trabalho docente, além de ser um caminho concreto de privatização da educação pública.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4424
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_FINAL_TATIELLY_ANGELINA_PIRES.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.