Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4492
Título: A obsessão pela temática da morte na poesia de Augusto dos Anjos
Autor(es): Amorim, Elino Julião Borges de
Almeida, Narbia Dorado Aguilera
Palavras-chave: Augusto dos Anjos
Artur Schopenhauer
Morte
Data do documento: 2017
Citação: AMORIM, Elino Julião Borges de; ALMEIDA, Narbia Dorado Aguilera. A obsessão pela temática da morte na poesia de Augusto dos Anjos . 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2017.
Resumo: No presente artigo buscamos analisar as constantes referências ao tema da morte na poesia de Augusto dos Anjos, considerando que o autor apresenta em sua lírica demasiado pessimismo em relação à fragilidade da vida versus à morte física/humana. A perspectiva da morte é tão recorrente na produção poética do autor que pode ser ponderada à uma obsessão retórica. Este trabalho está inscrito sob a junção de uma leitura bibliográfica e analítica da poesia de Augusto dos Anjos realizada por Ivan Cavalcante Proença em: Imagens Obsessivas em Augusto dos Anjos (1997). O trabalho também encontra-se interrelacionado à perspectiva filosófica de Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, especificamente na obra: Metafísica do Amor/Metafísica da Morte (2000). Sendo assim, pode-se afirmar que ao ler suas poesias constatamos o quanto o poeta tinha consciência das experiências vividas nas quais predominam a angústia e o pessimismo em relação ao homem e à vida.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4492
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELINO JULIAO E NARBIA DORADO.pdf282,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.