Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/451
Título: Impactos nos gastos com emissão de nota fiscal nas empresas do ramo de confecções de Rolim de Moura/RO
Autor(es): Batista, Diego Fernando
Palavras-chave: SPED fiscal
Nota fiscal eletrônica
Custos
Data do documento: 14-Jul-2014
Citação: BATISTA, Diego Fernando. Impactos nos gastos com emissão de nota fiscal nas empresas do ramo de confecções de Rolim de Moura/RO . 39 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: O uso da nota fiscal surgiu no ano de 1970 com o convênio ICMS s/nº que obrigou a toda empresa contribuinte do ICMS e IPI a emissão de documento fiscal, desde então o documento mais utilizado foi a Nota Fiscal modelo 1, que até o surgimento da NF-e, no ano de 2006, não havia sofrido alterações, esse novo documento trouxe como objetivo a redução do impacto ambiental com impressão e uso de papel, a redução dos gastos das empresas emitentes do documento e facilitação no processo de fiscalização. A pesquisa buscou verificar se a redução dos gastos descritas pelo projeto realmente ocorre com a substituição da Nota Fiscal modelo 1 pela NF-e. Foram realizadas 28 entrevistas semiestruturada composta por perguntas abertas e fechadas. A pesquisa foi realizada com os responsáveis pela emissão do documento fiscal nas empresas do ramo varejista de confecções que sejam associadas à Associação Comercial e Industrial de Rolim de Moura (ACIRM). Com o resultado obtido constatou-se que a redução dos gastos pode chegar a 60,92%, mas essa redução pode sofrer variações em decorrência de alguns fatores como o número de notas emitidas no período de validade do certificado digital, pois o valor gasto com aquisição do certificado digital será rateado pelo número de notas emitidos no período, podendo ser de 01 ano caso utilize o certificado A1 ou 03 anos com a utilização do modelo A3.
Descrição: Artigo - Trabalho Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Cleberson Eller Loose. CACOAL - RO 2014
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/451
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-diego fernando_Atualizado.pdf333,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador