Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/456
Título: A contribuição da aposentadoria rural na inclusão dos agricultores familiares do STTR em Cacoal/RO
Autor(es): Campos, Kelly Horrana do Nascimento
Palavras-chave: Aposentadoria rural
Inclusão social
Atividades produtivas
Data do documento: 2014
Citação: CAMPOS, Kelly Horrana do Nascimento. A contribuição da aposentadoria rural na inclusão dos agricultores familiares do STTR em Cacoal/RO. 38 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: A atividade produtiva da agricultura familiar no Brasil possui grande relevância na produção e consumo de alimentos. No entanto, são grandes as dificuldades enfrentadas pelos agricultores durante os anos trabalhados na atividade rural, principalmente no que concerne a seguridade social. A aposentadoria rural pode ser considerada uma política pública inclusiva de distribuição de renda que visa beneficiar o trabalhador rural pelo exercício de suas atividades ao longo de sua vida produtiva. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo identificar junto aos agricultores familiares como a aposentadoria rural tem contribuído para a inclusão social, quais mudanças ocorreram a partir da Lei n° 11.718/2008 e quais são as entidades parceiras nesse processo. O estudo trás considerações acerca das mudanças ocorridas na aposentadoria rural a partir da Lei n° 11.718/2008. Para tanto, foi realizado pesquisa de campo junto aos 35 agricultores aposentados e associados ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cacoal/RO no ano de 2012, onde identificou as entidades parceiras que contribuíram para a inclusão social, bem como verificar quais as mudanças ocorreram após a aposentadoria no tocante a inclusão social, lazer e forma de manutenção de vida. A pesquisa foi aplicada nos meses de maio e junho de 2014 e os principais resultados apontaram uma ligação constante da contribuição das igrejas para a vida dos aposentados rurais e o sindicato rural apresenta-se (na opinião dos aposentados) como facilitador e mecanismo auxiliar no processo de encaminhamento do pedido de aposentadoria rural para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Descrição: Artigo – Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis sob orientação do Prof. Me. Charles Carminati de Lima.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/456
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL Kelly.pdf285,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador