Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4671
Título: O que a natureza pode ensinar às crianças?: Presença e ausência de elementos da natureza no espaço físico de dois centros municipais de educação infantil de Ji-Paraná/Rondônia
Autor(es): Raasch, Raylaine Rodrigues
Palavras-chave: Educação Infantil
Infância
Natureza
Estrutura física
Data do documento: 2023
Citação: RAASCH, Raylaine Rodrigues. O que a natureza pode ensinar às crianças?: Presença e ausência de elementos da natureza no espaço físico de dois centros municipais de educação infantil de Ji-Paraná/Rondônia. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar se existem elementos da natureza em duas escolas de educação infantil do município de Ji-Paraná/Rondônia, e se as crianças têm vivências na natureza mediadas por professores e outros agentes que atuam no ambiente escolar. A fundamentação teórica foi baseada em Richard Louv (2016), Léa Tiriba (2018), Joseph Cornell (2005), Izenildes Bernardina (2020), Oliveira e Velasques (2018). A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de carácter exploratório, e configurou como estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: observação, entrevista semiestruturada e registro fotográfico da estrutura física dos Centros Municipais de Educação Infantil que colaboraram com a pesquisa. Para a análise das informações geradas nesta pesquisa procedemos de acordo coma proposta Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Após os procedimentos de análise, foi identificado dois núcleos de significação, sendo eles o Núcleo 1 Espaço pedagógico que contempla elementos da natureza na sua estrutura física, e Núcleo 2 Espaço pedagógico que apresenta ausência de elementos da natureza na sua estrutura física. Os resultados apontaram que, com base na observação da estrutura física dos CMEIs o espaço que oferece elementos da natureza na sua composição são mais convidativos e oferecem uma sensação de bem estar, as crianças tinham uma diversidade maior de possibilidades para interagir com a natureza. A pesquisa de campo também permitiu perceber que, para as professoras entrevistadas de ambos CMEIs, elas entendem que é importante e necessário fazer a discussão sobre Infância e Natureza e há um esforço muito grande por parte das duas de cumprirem essa obrigatoriedade que está prevista nos documentos legais, além de ser um direito da criança. Porém, percebemos que no CMEI que existe um espaço que contempla a natureza o trabalho flui com muito mais intensidade e não exige uma sobrecarga de trabalho por parte da professora. Por outro lado, o CMEI que a estrutura arquitetônica não contempla elementos da natureza o trabalho da professora apresenta um desgaste maior, pois implica pensar em outras estratégias, como por exemplo, sair da CMEI. Diante disso, pudemos constatar que neste espaço a estrutura física não colabora com o trabalho docente. Tal situação evidencia que, se tiver um espaço apropriado dialogando com a natureza, isso diminui a sobrecarga de trabalho das professoras e a interação das crianças com os elementos da natureza acontece de forma mais espontânea, intensa e autoral.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, soba a orientação da Profª Drª Naiara dos Santos Nienow
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4671
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Raylaine_Rodrigues_Raasch.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.