Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4682
Título: O que a criança aprende na educação infantil?: Narrativa de uma professora à luz da teoria histórico cultural como instrumento de análise do desenvolvimento das crianças
Autor(es): Lourenço, Joseane Gama Trigo
Palavras-chave: Educação Infantil
Teoria histórico cultural
Unidade dialética
Data do documento: 2023
Citação: LOURENÇO, Joseane Gama Trigo. O que a criança aprende na educação infantil?: Narrativa de uma professora à luz da teoria histórico cultural como instrumento de análise do desenvolvimento das crianças. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem a intenção de ampliar o diálogo sobre o contexto de desenvolvimento e instrução da criança de três a cinco anos de idade que é ofertado no cotidiano das instituições de educação infantil. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o processo de desenvolvimento e instrução de um grupo de crianças que frequentam a educação infantil com base na teoria histórico cultural (THC). A metodologia que orientou o percurso desse estudo foi a pesquisa documental, tendo em vista que a pesquisa se originou das análises do caderno de registro da pesquisadora, que também é professora na instituição pesquisada. Após analisar os episódios do cotidiano foi selecionado quatro cenas emblemáticas para serem analisados sob a ótica dos conceitos de desenvolvimento, situação social de desenvolvimento, vivência, atividade-guia, neoformações, zona de desenvolvimento atual (ZDA) e zona de desenvolvimento iminente (ZDI) e professor colaborador que pautam a teoria histórico cultural segundo Vigotski (2008) e Prestes (2010, 2016, 2018). Esses conceitos foram revisados e apresentados na fundamentação teórica deste trabalho. Os resultados alcançados mostraram que o campo teóric o instrumentaliza o docente permitindo uma leitura mais complexa sobre os processos de instrução e desenvolvimento da criança. A THC também possibilitou compreender o papel que as relações docente-criança e criança-criança exercem para o percurso de auto instrução que a criança trilha até adquirir novas aprendizagens. Além disso, esta pesquisa permitiu perceber o quanto a articulação entre a teoria e a prática formam uma unidade dialética potente para o fazer docente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª Dra. Naiara dos Santos Nienow.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4682
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joseane_Gama.pdfTrabalho de Conclusão de Curso647,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.