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Título: Análise de uma formação continuada na percepção de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Santos, Robson Ronque dos
Palavras-chave: Educação Matemática
EJA
Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Robson Ronque dos. Análise de uma formação continuada na percepção de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal de Ji-Paraná/RO. 2023. 168 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023
Resumo: A pesquisa retratada nesta dissertação teve por objetivo investigar quais as percepções expressas por professores que ensinam Matemática a respeito de uma formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (SEMED/JP), no ano de 2021, no tocante ao atendimento das necessidades formativas de atuação docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No que tange à metodologia de investigação, tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, envolvendo, como participantes, cinco professores da rede pública municipal de ensino de Ji-Paraná/RO. Como instrumentos para a produção de dados, recorreu-se a um questionário de caracterização e a entrevistas com questões semiestruturadas junto aos participantes do estudo. Em termos de aportes teóricos da metodologia da pesquisa, teve-se suporte em: Bogdan e Biklen (1982; 1994), Lüdke e André (1986), Flick, von Kardorff e Steinke (2000), Borba e Araújo (2012) e Fiorentini e Lorenzato (2012). Enquanto aportes teóricos que fundamentaram a pesquisa, teve-se suporte em: Haddad e Di Pierro (1994), Di Pierro (2006), Nóvoa (1995; 2002; 2009), Machado (2000), Fonseca (2005), Soares (2006; 2008), Imbernón (2010; 2011), Porcaro (2011) e Soares e Pedroso (2016), e nas normativas legais do Brasil (2000; 2015; 2019). Os resultados obtidos indicaram que a formação docente continuada promovida pela SEMED/JP teve como finalidade a elaboração de um Caderno de Atividades para as turmas de EJA atendidas por três escolas da rede pública municipal de ensino de Ji-Paraná/RO, assim como teve como conteúdos formativos a história da educação de pessoas jovens e adultas no Brasil, as características e particularidades do público da EJA e a abordagem de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Matemática na EJA. O estudo também mostrou que a referida formação aconteceu por meio de encontros presenciais e on-line (período da pandemia de COVID-19) nas escolas e no auditório da sede da SEMED/JP, envolvendo rodas de conversas e de planejamento entre os professores da EJA da rede pública municipal de ensino de Ji-Paraná/RO, e palestras ministradas por convidados externos, como docentes e mestrandos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Além disso, os dados da pesquisa evidenciaram que esta formação continuada abordou questões metodológicas voltadas ao atendimento das especificidades da EJA, sobretudo, tratando de discutir as práticas em sala de aula de professores que ensinam Matemática; e que as trocas de experiências entre os participantes, durante esta formação, contribuíram para as práticas docentes em sala de aula na EJA. Os dados mostraram, ainda, que dos cinco professores pesquisados, três compreendem a formação docente continuada como sendo um processo contínuo, um entende esse processo como um momento de trocas de experiências, e outro concebe essa formação sob dois aspectos: um que acontece em níveis da pós-graduação, e outro que acontece ofertado pelas secretarias de educação. A respeito da compreensão da EJA pelos professores participantes da pesquisa, os dados evidenciaram-na como sendo composta por grupos geracionais (educandos adolescentes, jovens, adultos e idosos) e como uma modalidade especial da Educação Básica. Sobre as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na EJA, os dados revelaram que esse processo tem que acontecer articulado com o cotidiano dos educandos, o que é algo necessário e importante, mas, também, complexo, dadas as peculiaridades da EJA. No que diz respeito a como os participantes do estudo concebem e avaliam a formação continuada de professores promovida pela SEMED/JP, os dados indicaram que ela foi bem avaliada, possibilitando aprendizagens concernentes à prática docente em Matemática em conformidade com as especificidades da EJA, mas que poderia ter focado mais em metodologias e estratégias específicas quanto ao processo de ensino e de aprendiz agem da Matemática na EJA. Por fim, compreende-se que esta investigação pode trazer contribuições para o campo da Educação Matemática de Jovens e Adultos, especialmente quanto a formação continuada de professores que ensinam Matemática na EJA, além de fomentar discussões inerentes a esta temática.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4686
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