Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/469
Título: Práticas produtivas da agricultura familiar: um estudo no município de Espigão D'Oeste (RO)
Autor(es): Habitzreuter, Poliana Barbosa
Palavras-chave: Agricultura familiar
Cadeia produtiva
Sustentabilidade
Data do documento: 2014
Citação: HABITZREUTER, Poliana Barbosa. Práticas produtivas da agricultura familiar: um estudo no município de Espigão D'Oeste (RO). 41 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: A agricultura familiar é tratada como um segmento estratégico para o desenvolvimento rural sustentável, pelo fato de oferecer condições de geração de emprego e renda, de preservar os recursos naturais e de oferecer produtos mais saudáveis tanto para o consumo interno como local. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar se as práticas produtivas utilizadas pelos agricultores familiares contribuem para promover e desenvolver a sustentabilidade da agricultura familiar. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de pesquisa utilizou-se o roteiro semi-estruturado em entrevistas com os produtores rurais do município de Espigão D’Oeste-RO. A pesquisa foi realizada no período de 17 a 28 de maio de 2014. Após a análise e posterior conclusão da pesquisa constatou-se que os produtores pesquisados ainda adotam o modelo de agricultura convencional, com utilização de fertilizantes químicos na etapa de adubação e para combater as pragas e doenças da produção utilizam produtos químicos, com bastante frequência. Verificou-se, também, uma carência em relação à disponibilização de assistência técnica, o que deixa os produtores realizarem as práticas produtivas de acordo com suas experiências e conhecimento tradicional, o baixo nível escolar também traz dificuldades no que se refere à busca de conhecimento e por assistência técnica.
Descrição: Artigo de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da Profa. Dra. Nilza Duarte Aleixo de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/469
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Poliana Versão com ajustes solicitados pela Banca 25 07 14.pdf658,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador