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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4716
Título: | A contação de histórias na pré-escola: implicações nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças pré-escolares |
Autor(es): | Silva, Maria Cristina da |
Palavras-chave: | Contação de histórias Desenvolvimento Aprendizagem Educação infantil |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SILVA, M. C. A contação de histórias na pré-escola: implicações nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças pré-escolares. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023 |
Resumo: | A contação de histórias é uma prática histórica e ancestral que permeou o cotidiano de diferentes gerações e que ainda hoje permanece por meio de diferentes gêneros literários. As crianças ouvem e criam diferentes histórias em ambientes diversos e também, nas escolas de Educação Infantil onde estas práticas são intencionais e sistêmicas. Diante disso, este trabalho teve por objetivo geral compreender as implicações da contação de histórias nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças pré-escolares, na faixa etária compreendida entre os 4 a 5 anos e 11 meses de idade. Elegeu-se como problema a questão orientadora: “Quais as implicações da contação de histórias nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças pré-escolares?” Para atender aos intentos propostos, utilizamos a pesquisa bibliográfica que permite a descrição e análise do tema abordado, a partir da literatura pertinente disponibilizada em livros, capítulos de livro, artigos, teses, dissertações, trabalho de conclusão de cursos (TCCs) e monografias. A partir do estudo de diferentes referenciais teóricos e de diferentes estudos e pesquisas, foi possível identificar que a contação de histórias, especialmente aquelas realizadas intencionalmente nas escolas de Educação Infantil por professores e professoras, pode implicar no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças pequenas por meio oralidade, das linguagens, as dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais, as questões identitárias, a memória, a fantasia, a imaginação, a criatividade, a percepção de si e do mundo a sua volta. Assim, uma prática pedagógica que se utiliza de diferentes suportes literários, recursos diversificados, sejam eles industrializados ou confeccionados pelo contador junto com as crianças, é importante na constituição de um ambiente leve e estimulador para contação de histórias. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Renata Aparecida Carbone Mizusaki |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4716 |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
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