Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ângela Bernardino da-
dc.date.accessioned2023-10-18T09:08:53Z-
dc.date.available2023-10-18T09:08:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Ângela Bernardino da. Práticas de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia. 2023. 77 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4746-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda o tema das práticas de leitura no contexto acadêmico e profissional, tendo como objetivo central conhecer o perfil leitor e as práticas de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia, enfatizando a importância da leitura na formação do bibliotecário. A metodologia empregada classifica a pesquisa como de natureza descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica e análise documental. Utiliza uma abordagem qualitativa para compreender as práticas de leitura dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de um formulário digital, e a análise envolveu a tabulação e interpretação dos resultados, incluindo comparações com a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Os padrões de leitura são analisados em dois contextos: o acadêmico, com destaque para os discentes de Biblioteconomia, e o geral da população. E como resultados foi possível observar que maioria dos participantes são do sexo feminino com faixa etária acima de 44 anos e discentes que estão em diferentes períodos de estudo. A motivação para ler inclui principalmente desenvolvimento educacional e aprimoramento cultural. Embora o formato digital também seja popular, o livro físico ainda é uma preferência entre os entrevistados e o acesso à leitura é principalmente por meio de empréstimos nas bibliotecas universitárias. No geral, os dados fornecem informações úteis para o desenvolvimento de estratégias que promovam a leitura e a educação em ambientes acadêmicos. Os discentes são leitores que buscam o conhecimento principalmente para atender as demandas acadêmicas e com perfis diversificados de práticas de leitura. E de certa forma o contexto social e acadêmico influencia as práticas de leitura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Silva (angelabernardiino@hotmail.com) on 2023-10-17T20:29:24Z No. of bitstreams: 1 Monografia-AngelaBernardino.pdf: 2977894 bytes, checksum: a6ff62c8531238d417badf6643cd8a83 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-18T09:08:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia-AngelaBernardino.pdf: 2977894 bytes, checksum: a6ff62c8531238d417badf6643cd8a83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T09:08:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia-AngelaBernardino.pdf: 2977894 bytes, checksum: a6ff62c8531238d417badf6643cd8a83 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.titlePráticas de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia-AngelaBernardino.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.