Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4754
Title: A presença (ou não) da abordagem triangular na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Branco
Authors: Lima, Ana Laura Castelo Branco de
Keywords: Abordagem triangular
Ensino de arte
Escola pública
Issue Date: Oct-2023
Citation: LIMA, Ana Laura Castelo Branco de. A presença (ou não) da abordagem triangular na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Branco. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Abstract: Este trabalho apresenta um brevíssimo histórico de como o ensino de arte se dava em ambiente escolar no Brasil antes da divulgação e difusão da Abordagem Triangular (concebida e sistematizada pela pesquisadora e professora pernambucana Ana Mae Barbosa), e das mudanças que sofreu a partir do advento e popularização da mesma. Abordarei aqui também diversos registros realizados por mim, durante minhas horas de estágio supervisionado na Escola E. E. F. M. Rio Branco (no município de Porto Velho, Rondônia) e sobre o desenrolar das aulas do componente curricular Arte naquela unidade escolar. Com isso, pretendo identificar se os professores de Arte que acompanhei na escola citada se valeram, ou não, da referida abordagem em sua atividade docente durante as atividades que pude registrar. Nesse sentido, o estudo propõe apresentar a sistematização das minhas observações. Pretende-se também destacar a grande importância da Abordagem Triangular no ambiente pedagógico brasileiro, a qual permite aos professores de arte integrar, em sala de aula, momentos de apreciação, leitura e análise teórica de imagens, além de propostas de experimentação artística individual.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4754
Appears in Collections:Artes Visuais (Monografias)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.AnaLaura.VersãoFinal.Depósito.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.