Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Hosana dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-30T22:54:59Z-
dc.date.available2023-10-30T22:54:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFerreira, Hosana dos Santos. Práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de educação infantil direcionadas a alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2023. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4899-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profª Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda o tema práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de Educação Infantil direcionadas a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Teve por objetivo central avaliar práticas pedagógicas de um professor da Educação Infantil direcionadas ao processo de inclusão do aluno com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Apresenta como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: Quais práticas pedagógicas desenvolvidas por um docente da educação infantil representam aspectos direcionados ao processo de inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Para tanto, adotou-se os procedimentos metodológicos alinhados à pesquisa de campo, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Para coleta de dados, delimitou-se o município de Ariquemes, Rondônia, tendo como participante uma docente de uma escola da rede pública municipal. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e de episódios (MOURA, 2004) os dados, com base em Vioto (2022), foram sistematizados em três categorias a saber: a) Perfil da participante; b) Práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA; c) Práticas pedagógicas que dificultam o processo de inclusão de alunos com TEA. Como principais resultados e discussão, identificou-se práticas favoráveis à inclusão do aluno com TEA pela docente como: ensinou o mesmo conteúdo aos alunos com TEA e demais colegas da turma; promoveu o incentivo à participação nas atividades; usou do contato visual e de linguagem acessível; incentivou a prática de interação entre todos os alunos; estimulou à afetividade na turma; utilizou jogos e brincadeiras como práticas favorecedoras para o desenvolvimento da socialização do aluno com TEA e antecipou a rotina. Dentre as práticas pedagógicas que podem dificultar o processo de inclusão foram observadas: a abordagem de conteúdo sem contemplar o foco de interesse do estudante com TEA, ausência de um acompanhamento próximo em determinadas situações para potencializar o objetivo da atividade; ausência de uma orientação individual como estímulo à participação destes alunos nas rodas de conversa; carência de recursos didáticos na organização dos espaços da sala de aula. Após análise dos dados, identificamos que, para que as intencionalidades docentes com a inclusão sejam efetivadas, é preciso que haja uma mobilização atitudinal, conhecimento sólido e reconhecimento das necessidades de cada estudante para que se promova a aprendizagem destes alunos. Espera-se que a pesquisa ofereça uma parcela de contribuição ao movimento da inclusão educacional trazendo orientações aos professores e os demais profissionais da área da Educação, com relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hosana dos Santos Ferreira (hosanadossantosferreira3@gmail.com) on 2023-10-26T14:06:12Z No. of bitstreams: 1 TCC HOSANA DOS S. FERREIRA 2023 (1).docx: 3954337 bytes, checksum: 8e62ab6c9d6a961a136f74492ee458a8 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br), reason: Favor, converter o arquivo para o formato PDF e submeter na coleção DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs). on 2023-10-26T22:46:08Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Hosana dos Santos Ferreira (hosanadossantosferreira3@gmail.com) on 2023-10-30T13:58:05Z No. of bitstreams: 1 TCC HOSANA DOS S. FERREIRA 2023 (2).pdf: 2426244 bytes, checksum: bfdb06cef04607cea70fc348eb674aca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2023-10-30T22:54:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC HOSANA DOS S. FERREIRA 2023 (2).pdf: 2426244 bytes, checksum: bfdb06cef04607cea70fc348eb674aca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T22:54:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC HOSANA DOS S. FERREIRA 2023 (2).pdf: 2426244 bytes, checksum: bfdb06cef04607cea70fc348eb674aca (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de educação infantil direcionadas a alunos com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This research addresses the issue of pedagogical practices developed in an Early Childhood Education class for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). Its main objective was to evaluate the pedagogical practices of an Early Childhood Education teacher aimed at the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD). Its starting point is the following research problem: What pedagogical practices developed by a kindergarten teacher represent aspects aimed at the inclusion process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD)? To this end, we adopted methodological procedures in line with field research, of an applied nature, with a qualitative approach. For data collection, the municipality of Ariquemes, Rondônia, was delimited, with a teacher from a municipal public school as a participant. Using content analysis (BARDIN, 2011) and episode analysis (MOURA, 2004), the data, based on Vioto (2022), was systematized into three categories: a) Profile of the participant; b) Pedagogical practices favorable to the inclusion of students with ASD; c) Pedagogical practices that hinder the process of including students with ASD. As the main results and discussion, the teacher identified practices favorable to the inclusion of students with ASD, such as: teaching the same content to students with ASD and other classmates; encouraging participation in activities; using eye contact and accessible language; encouraging interaction between all students; stimulating affection in the class; using games and play as favorable practices for developing the socialization of students with ASD and anticipating the routine. Among the pedagogical practices that can hinder the inclusion process, the following were observed: approaching content without taking into account the focus of interest of the student with ASD; lack of close monitoring in certain situations to enhance the objective of the activity; lack of individual guidance to encourage the participation of these students in conversation circles; lack of teaching resources in the organization of classroom spaces. After analyzing the data, we identified that in order for the teachers' intentions with inclusion to be effective, there needs to be attitudinal mobilization, solid knowledge and recognition of each student's needs in order to promote their learning. After analyzing the data, we identified that, in order for teachers' intentions with inclusion to be effective, there needs to be an attitudinal mobilization, solid knowledge and recognition of the needs of each student in order to promote the learning of these students. It is hoped that this research will make a contribution to the educational inclusion movement by providing guidance to teachers and other professionals in the field of education in relation to the development of pedagogical practices favorable to the inclusion of students with ASD.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC HOSANA DOS S. FERREIRA 2023 (2).pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.