Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4913
Título: Programa Criança Feliz: relato de experiência de visitas domiciliares realizadas com crianças no município de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Pinto, Tatiane Cristina
Palavras-chave: Centro de Referência de Assistência Social
Pedagogia não escolar
Visitas domiciliares
Primeira infância
Programa Criança Feliz
Data do documento: 2023
Citação: PINTO, Tatiane Cristina. Programa Criança Feliz: relato de experiência de visitas domiciliares realizadas com crianças no município de Ji-Paraná/RO. 2023. 59 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como tema Programa Criança Feliz: Relato de Experiência de visitas domiciliares realizadas com crianças no Município de Ji-Paraná/RO. Trata-se de um relato de experiência de uma estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus Ji-Paraná, onde o estágio foi realizado, no quinto período da graduação. O estágio remunerado é de caráter empregatício, oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (SEMASF), no qual recrutava estagiários (discentes) do terceiro ao sexto período, dos cursos de graduação em Pedagogia, Psicologia e Assistência Social. O Programa Criança Feliz (PCF) atende famílias em estado de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento integral infantil. Este programa foi pensado para atender os primeiros anos de vida do indivíduo, com avanço nas políticas públicas pensadas para a primeira infância, tendo como parceria do projeto as diversas áreas, como: a educação, a saúde, assistência social, para promover condições e atendimentos as crianças, principalmente as que vivem em vulnerabilidade. O estágio foi realizado por meio de visitas domiciliares, que ocorreram no período de janeiro a julho de 2022 na cidade de Ji-Paraná. Apesar de ser um programa recente, o mesmo foi um dos últimos a ser aderido pelo município de Ji-Paraná no Estado de Rondônia. O Programa Criança Feliz é um programa criado pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, desenvolvido pelo governo Federal na perspectiva de “vencer a pobreza nas futuras gerações” (Brasil, 2002). Mas, somente cinco anos depois as famílias Ji-Paranaense foram contempladas com o mesmo, com o lançamento oficial acontecendo em Ji-Paraná em 2021. Este trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas durante as visitas domiciliares, realizadas com crianças e gestantes no município de Ji-Paraná/RO e apontar as contribuições do Programa para as famílias atendidas. A pesquisa foi realizada com as cuidadoras(mães) e com a supervisora do Programa, utilizando como principais instrumentos entrevistas semiestruturadas e não estruturadas. Os resultados obtidos conforme as entrevistadas, foram que as visitas realizadas no Programa Criança Feliz contribui para o desenvolvimento integral das crianças.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4913
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TATIANE CRISTINA PINTO.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.