Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Katia Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-10T13:29:55Z-
dc.date.available2023-11-10T13:29:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMARQUES, Katia Aparecida da Silva. O papel do supervisor escolar no acompanhamento das atividades remotas nos anos iniciais do ensino fundamental em Ji-Paraná – RO no período pandêmico. 2023. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4930-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso, tem como tema O papel do supervisor escolar no acompanhamento das atividades remotas nos anos iniciais do ensino fundamental I, em Ji-Paraná – RO. Tem como problema de pesquisa: de que forma as supervisoras acompanharam o andamento das atividades remotas dos professores alfabetizadores? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é: compreender o papel do supervisor escolar no acompanhamento das atividades remotas nos anos iniciais do ensino fundamental I. Os objetivos específicos foram: Caracterizar o perfil do supervisor escolar: formação e trajetória profissional; identificar como ocorreu a atuação das supervisoras escolares nos anos iniciais do ensino fundamental I, em tempos de pandemia nas escolas da rede municipal de Ji-Paraná – Rondônia. Os autores que embasam o trabalho são: Horta (2007); Lôbo (2021); Saviani (2000); Saviani (2013); Machado (2021); Paiva; Paixão (1997). A pesquisa de cunho qualitativo utilizou, para a produção e coleta dos dados a entrevista semiestruturada. As participantes da pesquisa foram três supervisoras que atuam em escolas da educação básica em Ji-Paraná - RO. Os dados produzidos e coletados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo, sendo criado categorias considerando os objetivos da pesquisa. O que ficou evidente, é que as supervisoras fizeram o acompanhamento das atividades pedagógicas que foram desenvolvidas durante o período das aulas remotas de 2020 a 2021, desde acompanhar as aprendizagens dos alunos, bem como, auxiliaram os professores alfabetizadores em relação ao planejamento das atividades que compôs os apostilados para os alunos. Os resultados evidenciam a necessidade de formação continuada específica para a supervisor escolar, uma vez que, é por meio dos encontros formativos que surge a oportunidade de realizar as trocas de experiências e refletir sobre as atividades rotineiras que desempenha no espaço escolar. Concluímos que as supervisoras devem ter ciência de suas atribuições, entender que o seu papel é de suma importância. Essas profissionais são responsáveis por articular e facilitar o trabalho dos professores, dando assistência no planejamento, nesse sentido, é o supervisor que mobiliza toda a equipe pedagógica para que os objetivos e metas da escola sejam alcançados, efetivando a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Aparecida da Silva Marques (katiamarques.jpr@gmail.com) on 2023-11-10T00:59:44Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA KATIA APARECIDA DA SILVA MARQUES.pdf: 719036 bytes, checksum: aa10b14873d3d6de953e3403903a874e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-10T13:29:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA KATIA APARECIDA DA SILVA MARQUES.pdf: 719036 bytes, checksum: aa10b14873d3d6de953e3403903a874e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-10T13:29:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA KATIA APARECIDA DA SILVA MARQUES.pdf: 719036 bytes, checksum: aa10b14873d3d6de953e3403903a874e (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSupervisoras escolarespt_BR
dc.subjectAulas Remotaspt_BR
dc.subjectAtividades Pedagógicaspt_BR
dc.titleO papel do supervisor escolar no acompanhamento das atividades remotas nos anos iniciais do ensino fundamental em Ji-Paraná – RO no período pandêmicopt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This course conclusion work has as its theme The role of the school supervisor in monitoring remote activities in the initial years of elementary school I, in Ji-Paraná – RO. The research problem is: how did supervisors monitor the progress of literacy teachers' remote activities? In this sense, the general objective of the research is: to understand the role of the school supervisor in monitoring remote activities in the initial years of elementary school I. The specific objectives were: Characterize the profile of the school supervisor: training and professional trajectory; identify how the performance of school supervisors occurred in the initial years of elementary school I, in times of pandemic in schools in the municipal network of Ji-Paraná – Rondônia. The authors behind the work are: Horta (2007); Lôbo (2021); Saviani (2000); Saviani (2013); Machado (2021); Paiva; Paixão (1997). The qualitative research used semistructured interviews to produce and collect data. The research participants were three supervisors who work in basic education schools in Ji-Paraná - RO. The data produced and collected were interpreted using Content Analysis, creating categories considering the research objectives. What was evident is that the supervisors monitored the pedagogical activities that were developed during the period of remote classes from 2020 to 2021, from monitoring students' learning, as well as helping literacy teachers in relation to planning the activities that composed the handouts for the students. The results highlight the need for specific continuing training for the school supervisor, since it is through training meetings that the opportunity arises to exchange experiences and reflect on the routine activities performed in the school space. We conclude that supervisors must be aware of their duties and understand that their role is of paramount importance. These professionals are responsible for articulating and facilitating the work of teachers, providing assistance in planning, in this sense, it is the supervisor who mobilizes the entire pedagogical team so that the school's objectives and goals are achieved, making student learning effective.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA KATIA APARECIDA DA SILVA MARQUES.pdf702,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.