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Título: Aprendendo com os bebês: o percurso formativo de uma estudante de Pedagogia que escolheu o berçário como um espaço de aprendizagem
Autor(es): Nascimento, Emileni de Souza
Palavras-chave: Bebê
Berçário
Educação com bebês
Educação Infantil
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, Emileni de Souza. Aprendendo com os bebês: o percurso formativo de uma estudante de Pedagogia que escolheu o berçário como um espaço de aprendizagem. 2023. 102 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas que orientam o trabalho dos professores que atuam no berçário e o modo como os bebês vivenciam essa experiência no berçário municipal de Ouro Preto do Oeste/RO. Além disso, também procuramos identificar o significado do berçário para a equipe que atua diretamente com os bebês como uma forma de identificar os pressupostos teóricos que influenciam na construção do ato pedagógico dos sujeitos. Também fizemos um estudo sobre a oferta de vagas para os bebês e possível ampliação. A fundamentação teórica é pautada em alguns marcos legais educacionais Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/RCNEI (Brasil, 1998), Referencial Curricular de Rondônia para Educação Infantil/RCRO (2020), Lei de Diretrizes e Bases da Educação/LDB (Brasil,1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). Os principais autores consultados foram Barbosa e Fochi (2015) Falk (2011), Fochi (2013; 2019), Macedo (2015), Norberg (2013) Pedroza; Luz (2022), Rosemberg (2015), Soares (2017). A metodologia que orientou a pesquisa foi o estudo de caso (Gil, 2002) e os sujeitos que colaboraram para a realização do estudo de campo foram doze bebês, quatro professoras, duas auxiliares, uma gestora escolar que trabalhavam na escola pesquisada e uma coordenadora do departamento de educação infantil municipal. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foi a observação participante, pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. A análise das informações geradas nas entrevistas seguiu a proposta de Núcleos de Significação (Aguiar & Ozella, 2006). Durante o período da observação foi possível identificar o quanto o espaço do berçário mobiliza aprendizagens diversas aos bebês, além de reconhecer a potencialidade formativa que essa convivência com os bebês, colaborou para a minha formação profissional. Após a análise das entrevistas da gestora e coordenadora da Educação Infantil do município foi possível identificar dois núcleos de significação: a) Berçário como lugar de cuidado e segurança para o filho da mãe trabalhadora e b) Berçário como lugar de Direito do bebê. Como resultado pudemos observar que a gestora transitou entre local de direito do bebê e local de segurança para a mãe trabalhadora, e por outro lado a coordenadora destacou a ideia de acolhimento para o filho da mãe trabalhadora, o que reafirma que o berçário ainda é muito visto com o objetivo de ser um espaço que as mães podem deixar os filhos enquanto trabalham. Após analisar a entrevista de todas as professoras e auxiliares foi possível identificar dois núcleos de significação: a) Bebê como sujeito passivo e dependente do adulto e b) Bebê como sujeito ativo, autônomo e protagonista da aprendizagem. Como resultado, estes núcleos demonstraram que a equipe escolar precisa repensar sobre o significado de bebê, tendo em vista que sete das oito entrevistadas definiram bebê no sentido de sujeito passivo e totalmente dependente do adulto. Com a observação participante, percebeu-se um espaço amplo, mas que precisa de algumas adequações, notou-se um trabalho pedagógico baseado nos marcos legais, principalmente da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (Brasil 2018), além disso percebemos que os cuidados são realizados de forma rápida o que dificulta a construção de vínculos. Porém os bebês brincavam e se movimentam livremente e as docentes e as auxiliares executam o papel de observadoras. A vivência com os bebês associado ao estudo teórico do componente curricular Educação com bebês possibilitou que eu aprendesse com os bebês o quanto eles são sujeitos ativos, autônomos e colaborativos dos adultos. Além disso, os resultados dessa experiência apontam a necessidade do aumento de oferta de vagas para o berçário. Por fim, ficou evidente também a necessidade de formação continuada específica para o berçário. Em ambas as necessidades destacadas anteriormente, ficou claro que o município já está se organizando, quanto a expansão de atendimento e formação continuada com olhar para especificidades das turmas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4932
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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