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Título: Gestão de riscos e aprendizagem organizacional no Laboratório Estadual de Patologias Clinicas em Porto Velho (RO)
Autor(es): Ayres, Maria Mychellyne Cristina de Sousa
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Gestão de riscos
Pesquisa-ação
Saúde pública
Data do documento: 2023
Citação: AYRES, Maria Mychellyne Cristina de Sousa. Gestão de riscos e aprendizagem organizacional no Laboratório Estadual de Patologias Clinicas em Porto Velho (RO). 2023. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A aprendizagem organizacional (AO) e a gestão de riscos (GR) têm sido temas de interesse de gestão e do discurso acadêmico, pois trazem, a eles associados, a ‘promessa’ de aumento de resiliência organizacional e melhoria contínua dos processos. Percebe-se que a legislação recente de GR tem sido um novo esforço na busca por efetividade na administração pública e o Governo do Estado de Rondônia vem desenvolvendo proativamente ações para melhoria de suas práticas gerenciais e isso pode ser percebido na Portaria nº 217, que estabelece a metodologia de gestão de riscos no âmbito do Poder Executivo Estadual. Neste sentido, órgãos do governo têm procurado se adequar à legislação vigente. Todavia, mudanças demandam não apenas novos processos, mas também mecanismos de aprendizagem. Esta pesquisa é parte de um projeto maior intitulado - Desenvolvimento de indicadores de práticas gerenciais das políticas do SUS no âmbito executivo: busca por resolutividade diante de problemas complexos - e atuou, como projeto piloto. Com o apoio do Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde de Rondônia, como órgão intermediador, foi escolhido como lócus de pesquisa o Laboratório Estadual de Patologias Clínicas (Lepac). O Lepac é de grande relevância para saúde pública de Rondônia e conta com uma equipe com qualidades técnicas elevadas, mas com baixo corpo gerencial e foi considerado um lócus com possibilidades de resultados relevantes na aplicação de metodologias de GR. Diante do exposto, surgiu a oportunidade de pesquisa de acompanhar a adoção de metodologias de GR no Lepac. Para além disto, esta pesquisa se propôs também, a analisar o processo de aprendizagem organizacional durante a adoção de metodologias de GR. Utilizando-se da estratégia da pesquisa-ação, com base em Thiollent, essa pesquisa empírica buscou compreender o impacto da adoção de metodologias de gestão de riscos nos processos gerenciais, considerando aspectos de aprendizagem organizacional, no Lepac. Para isto, fez-se uso de múltiplos instrumentos de coleta de dados, tanto qualitativos, quanto quantitativos, e da análise temática e estatística descritiva. Como resultados, tem-se que a adoção de metodologias de GR impactaram as práticas gerenciais ao ampliar o entendimento dos gestores sobre boas práticas de gestão e ao trazer uma estrutura que possibilita a eles, não apenas replicarem o método em outros processos, mas compreender a importância do estabelecimento de prioridades em seus planejamentos estratégicos, tático e operacional. Dentro do campo prático, contribuiu para o desenvolvimento da literatura sobre o tema gestão de riscos à medida que adaptou, aplicou e validou um instrumento de maturidade, que pode auxiliar organizações a identificarem os pontos fortes e fracos de sua estrutura gerencial, além de dá suporte ao gestor no processo de tomada de decisão, com base em informações que passaram por dupla análise. Contribuiu ainda com o relato da aplicação, na prática, da metodologia de GR em uma organização pública da área da saúde e com os fatores contextuais e mecanismos de aprendizado envolvidos no processo. Como achado de pesquisa, destaca-se a relevância da interação entre os dois instrumentos aplicados e a importância da cultura de aprendizagem organizacional, para que esse processo de adoção de GR ocorra de forma mais eficaz. Ao final apresenta-se sugestões de pesquisa futura envolvendo os temas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4999
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

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