Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/505
Título: | O voo das borboletas: dança e metamorfose na formação humana |
Autor(es): | Almeida, Kárita Cristina Ferreira de |
Palavras-chave: | Dança – formação humana Educação Sociedade |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | ALMEIDA, Kárita Cristina de. O voo das borboletas: dança e metamorfose na formação humana. 2015, 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015. |
Resumo: | A dança, em seu aspecto formativo, é tema relevante nas discussões acerca da formação humana, seja na escola, seja fora dos cercados sociais da instituição escolar, pois é ferramenta de expressão do ser. Desta forma, importa saber qual o papel que a dança ocupa enquanto espaço de formação humana. A escola exerce fundamental papel de formação no meio social, no entanto não é somente nela que a aprendizagem acontece, há vários espaços no meio social que têm como característica o processo de formação humana. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva discutir a importância da dança em seu aspecto formativo, considerando-a em suas relações com o ser e com a sociedade. Partindo da hipótese inicial que a dança contribui para o processo de desenvolvimento cognitivo, motor e social do indivíduo. O processo metodológico utilizado foi estudos bibliográficos sobre a dança enquanto expressão do ser e formação humana, no intuito de subsidiar a análise dos dados produzidos na fase empírica, que ocorreu por meio de observação e entrevista com os membros do Grupo Cultural de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na região de Ariquemes (RO). Percebeu-se a relação que se estabelece na triangulação: dança, educação e sociedade, que permite a utilização da dança como aspecto de formação, por meio da mística, como forma de emancipação e transformação social. Conclui-se que, além de desenvolver os aspectos motores e cognitivos, a dança forma o ser em sua individualidade e possibilita o reconhecimento do sujeito em sua coletividade, contribuindo para uma leitura crítica da realidade e favorecendo sua emancipação perante uma sociedade capitalista que oprime e adestra a expressividade do corpo. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. M.ª Lara Cristina Cioffi. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/505 |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Kárita 17.06.pdf | Leitura de dados | 778,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.