Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5060
Title: | Mediadores e operadores da "Avaliação como componente do ato pedagógico" de Cipriano Luckesi: um olhar à prática docente de uma sala multisseriada-ribeirinha |
Authors: | Gutierrez, Ruth Daniela Arevalo |
Keywords: | Educação escolar Contexto amazônico Escola multisseriada Escola ribeirinha Avaliação da aprendizagem |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | GUTIERREZ, Ruth Daniela Arevalo. Mediadores e operadores da "Avaliação como componente do ato pedagógico" de Cipriano Luckesi: um olhar à prática docente de uma sala multisseriada-ribeirinha. 2023. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
Abstract: | Os estudos sobre avaliação, os debates na disciplina Avaliação Educacional e as observações realizadas no Projeto de Extensão Cartas do Rio a Rua, entre 2019 e 2021, produziram reflexões e os seguintes questionamentos: a forma de avaliar considera os processos dos alunos e os saberes que vão demonstrando durante os encontros em sala de aula? A prova é única forma de avaliar? Os instrumentos de coleta de dados para a avaliação também se tornam importantes dentro do processo de acompanhamento pelo/a docente? O processo de ensinar considera a relevância do acompanhamento no processo de aprendizado dos alunos? Leva-se em consideração o conhecimento prévio dos alunos/as e o modo como se relacionam com o conteúdo que produzem durante as aulas? Estas foram as perguntas que nos conduziram à/na pesquisa. Tivemos como base teórica principal a abordagem de Cipriano Luckesi (2011) sobre avaliação da aprendizagem e como ela é componente do ato pedagógico do educador/a. A pesquisa de cunho qualitativo com aproximação à pesquisa etnográfica foi realizada com 17 idas a campo entre agosto e setembro de 2022, em uma escola ribeirinha multisseriada e de tempo integral em Porto Velho, capital de Rondônia. Especificamente, a pesquisa foi realizada na turma multisseriada de 1° e 2° anos e teve como objetivo analisar a avaliação em relação ao ato pedagógico das docentes responsáveis pela classe. O objetivo foi compreender como a docente atuava em relação aos instrumentos da avaliação, ou seja, os operadores: observação, comparação e intervenção. Os resultados da pesquisa nos levaram a perceber o processo de avaliação da aprendizagem ainda marcado pela perspectiva tradicional, considerando a abordagem prescritiva do ensinar que rompe com o ato pedagógico. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5060 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Monografias) - PVH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-Ruth Gutierrez_DED.pdf | 630,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.