Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Juliana Santos-
dc.date.accessioned2024-02-20T18:44:07Z-
dc.date.available2024-02-20T18:44:07Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Juliana Santos. Alfabetização e letramento nos anos iniciais: Prática docente e os métodos de ensino - aprendizagem. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5087-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Isaura Isabel Contept_BR
dc.description.abstractA alfabetização é um tema que, mesmo diante de inúmeros estudos, segue sendo necessário ser explorado, principalmente ao que se refere as dificuldades dos alunos em se desenvolver nessa etapa escolar. Este trabalho de conclusão de curso, intitulado Alfabetização e letramento nos anos iniciais: Prática docente e os métodos de ensino-aprendizagem tem como pergunta de pesquisa: como está sendo desenvolvida a alfabetização em uma escola pública de Ji-Paraná: quais os métodos utilizados na aprendizagem? Tem como objetivo geral compreender a prática docente frente a alfabetização com crianças de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, buscando identificar os métodos utilizados para esse processo. Os objetivos específicos são: Analisar o desenvolvimento do trabalho docente em turma de alfabetização; Identificar métodos e técnicas utilizados para o processo de ensino; verificar a participação das crianças no processo de aprendizagem. Este trabalho surgiu a partir de uma atividade de estágio de observação em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, sendo verificado que as crianças apresentavam dificuldades ao ler, escrever, reconhecer letras, sendo que é uma fase esperada para o desenvolvimento dessas habilidades. A pesquisa é qualitativa e conta com técnica de observação simples e os devidos registros em caderno de campo. Os participantes foram 24 alunos do 1º ano de uma escola pública de Ji-Paraná, Rondônia. Destaca-se como aspectos relevantes neste trabalho: que o processo de alfabetização não requer um único método de ensino e com eles, diversas formas de abordagens e, quanto maior a interação com as crianças, melhor; letramento e alfabetização devem ser trabalhados juntos e isso implica em considerar o que sabem as crianças e seus universos de vivências. As crianças estão sendo multi letradas devido ao contexto que vivem e a escola precisa reconhecer esse fator e buscar trabalhar de forma a aproveitar os conhecimentos delas. Por fim, a alfabetização é um processo lento, que requer paciência por parte dos docentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Costa (julianajs21@gmail.com) on 2024-02-15T21:05:10Z No. of bitstreams: 1 Juliana Santos Costa (1).pdf: 450451 bytes, checksum: 7e26849a81642425105e349b9220eced (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-02-20T18:44:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Juliana Santos Costa (1).pdf: 450451 bytes, checksum: 7e26849a81642425105e349b9220eced (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T18:44:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Santos Costa (1).pdf: 450451 bytes, checksum: 7e26849a81642425105e349b9220eced (MD5) Previous issue date: 2023-10-09en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento nos anos iniciais: Prática docente e os métodos de ensino - aprendizagempt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2Literacy is a topic that, despite countless studies, continues to need to be explored, especially with regard to students' difficulties in developing at this school stage. This course conclusion work, entitled Literacy and literacy in the initial years: Teaching practice and teaching-learning methods, has as its research question: how is literacy being developed in a public school in Ji-Paraná: what methods are used in learning? Its general objective is to understand teaching practice regarding literacy with children in a 1st year elementary school class, seeking to identify the methods used for this process. The specific objectives are: Analyze the development of teaching work in literacy classes; Identify methods and techniques used for the teaching process; verify children's participation in the learning process. This work arose from an observation internship activity in a 1st year elementary school class, and it was found that the children had difficulties reading, writing and recognizing letters, which is an expected phase for the development of these skills. The research is qualitative and uses a simple observation technique and appropriate records in a field notebook. The participants were 24 1st year students from a public school in Ji-Paraná, Rondônia. The following stand out as relevant aspects in this work: that the literacy process does not require a single teaching method and with them, different forms of approaches and, the greater the interaction with children, the better; Literacy and literacy must be worked together and this implies considering what children know and their universe of experiences. Children are becoming multi literate due to the context they live in and the school needs to recognize this factor and seek to work in a way that takes advantage of their knowledge. Finally, literacy is a slow process, which requires patience on the part of teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Santos Costa (1).pdf439,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.