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Título: Uma história das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino de matemática no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon, em Ji- Paraná/Rondônia
Autor(es): Francisco, Danielly da Silva
Palavras-chave: História da Educação Matemática
Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação
Ensino da Matemática
Data do documento: 2023
Citação: FRANCISCO, Danielly da Silva. Uma história das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino de matemática no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon, em Ji- Paraná/Rondônia. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os aspectos históricos da implantação e utilização das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações (TDIC) no processo de ensino de Matemática em uma escola de Ji-Paraná/RO. A metodologia tem abordagem crítica estruturada no Esquema Heptagonal descrito por Pais (2018), sustentada pela seguinte questão de pesquisa: como ocorreu a inserção das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações no processo de ensino de Matemática na cidade de Ji-Paraná/RO? As fontes utilizadas incluíram livros históricos e documentos obtidos em acervos documentais da escola, assim como em indicações bibliográficas. A organização geral do trabalho e a realização das análises foram concebidas a partir de conceitos propostos pelos historiadores Bloch (2001) e Burke (2021); para os conceitos de instituições escolares, utilizou-se Buffa e Nosella (2013); e para os conceitos de tecnologias digitais na Educação Matemática foram usados Borba, Scucuglia e Gadanidis (2020) e Borba, Souto e Canedo Junior (2022), além de outros autores que seguem a mesma orientação. Foi possível destacar a atuação governamental para que as TDIC fossem acessíveis aos alunos nas escolas públicas, em especial na escola investigada IEE Marechal Rondon, a qual recebeu o primeiro laboratório de informática da cidade de Ji-Paraná nos anos 1999; com isso, os professores receberam formação para o ensino com o uso dos computadores. O ensino da Matemática era contemplado quando professores ensinavam os alunos a fazer as funções básicas do computador e com o uso de alguns softwares, como LOGO, EXCEL e Cabri Gèomètri no período considerado, tomando como referência as cinco fases das TDIC no ensinoaprendizagem da Matemática no Brasil, apontadas por Borba, Scucuglia e Gadanidis (2020). Usou-se a história da inserção das TDIC na escola pesquisada e as especificidades das fases quanto ao momento de implantação das tecnologias, apontando o contexto social e cultura l no qual a instituição estava inserida. Para a análise das fontes, foram divididas em quatro categorias, sendo elas: inovações, práticas, profissionalizações e sociedade do conhecimento, que permitiram o estudo mais organizado das fontes e a obtenção dos resquícios da história da TDIC no ensino da Matemática. Conclui-se que a história da inserção das TDIC no IEE Marechal Rondon aconteceu a partir de 1998, com o PROINFO, que permitiu a criação do Laboratório de Informática Educacional (LIE) na instituição pesquisada, o qual passou por alguns processos, como a profissionalização dos professores, até sua abertura para uso pelos alunos em 2000. A presença do LIE foi um status positivo para a escola, pois a direção, bem como toda a cidade de Ji-Paraná, se orgulhava de ser o segundo município de Rondônia a receber o LIE e a oferecer aos alunos um ambiente informatizado para realizar atividades mediadoras com o computador. O processo de integração das TDIC aconteceu da primeira a terceira fase das TDIC da Educação Matemática (BORBA; SCUCUGLIA; GADANIDIS, 2020), porém o uso das TDIC foi apenas relacionado às primeiras fases, não chegando a terceira, uma vez que a internet, característica principal da fase, ainda não estava disponível na escola.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Enoque da Silva Reis
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5099
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