Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5118
Título: Catálogo de peixes de igarapés da reserva biológica do Jaru, Rondônia
Autor(es): Zdradek, Dihon Leone Gonçalves
Palavras-chave: Neotropical, Amazônia, Igarapés do rio Tarumã, conservação, ictiofauna, Inventário.
Neotropical, Amazon, Igarapés of the Tarumã River, conservation, ichthyofauna, inventory.
Data do documento: 2023
Citação: ZDRADEK, Dihon Leone Gonçalves. Catálogo de peixes de igarapés da reserva biológica do Jaru, Rondônia. 2023. 35 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Este trabalho analisou peixes coletados em seis igarapés do rio Tarumã, na Reserva Biológica do Jaru, médio rio Machado, próximo a cidade do Vale do Anari. As coletas ocorreram em agosto de 2019 durante o período de vazante, em igarapés de até terceira ordem, em um trecho bloqueado de 50 m localizado a 1 km a montante da foz do rio Tarumã. Em cada igarapé foi padronizado o esforço amostral de captura até cinco pessoas por 2 horas utilizando puçás e redinha de arrasto. No total foram capturados 1.532 indivíduos, pertencentes a sete ordens, 22 famílias, 52 gêneros e 72 espécies. Desse montante, 20 espécies são ornamentais e oito não foram identificadas. Não houve captura de espécies exóticas. Os peixes das ordens Characiformes e Siluriformes tiveram maior abundância, a família Characidae foi a que apresentou maior riqueza de espécies capturadas (13 espécies) e ainda as Hyphessobrycon agulha, Hyphessobrycon sp. “schmardae” e Elachocharax pulcher foram as espécies com maiores abundâncias. Este estudo nos igarapés do rio Tarumã serve para ilustrar como é a fauna de um ambiente prístino e subsidia informações cruciais como linha de base para auxiliar nas medidas de conservação da Reserva Biológica Jaru.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5118
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_-_Finalizado_assinado_assinado.pdfTrabalho de Conclusão de Curso -TCC, agora todos com assinatura digital3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.