Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jane Lúcia Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-03-14T20:16:34Z-
dc.date.available2024-03-14T20:16:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Jane Lúcia Ferreira de. Diálogos e reflexões sobre a ludopedagogia na formação docente: perspectivas a partir do desenvolvimento biopsicossocial emocional na infância. 2023. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5119-
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma análise acerca da integração da ludopedagogia na formação docente, destacando sua relevância na promoção do desenvolvimento biopsicossocial e emocional na infância. Considerando a complexidade do processo de formação de professores e a importância crucial do ambiente lúdico no desenvolvimento infantil, objetiva-se estabelecer diálogos críticos e reflexões que transcendam a mera aplicação de jogos e brincadeiras, mas atividades ludopedagógicas como uma abordagem didática capaz de potencializar o ensino e o aprendizado. Recorreu-se, portanto, a teóricos como Berger e Luckmann (1985); Borges e Pinto (2002); Gabler e Maia (2002); Menezes e Amaral (2014); Tardif (2014); Vigotski (1995), Wajskop (2012) que, por meio da combinação de elementos qualitativos e quantitativos se obteve uma compreensão mais alargada, completa e holística do fenômeno estudado. De maneira que pudéssemos reconhecer a importância da ludopedagogia na formação docente, não apenas como uma estratégia didático-pedagógica, mas como uma abordagem que transcende a sala de aula, redesenhando o modo como os educandos aprendem por meio dos jogos, dos brinquedos, das brincadeiras, percebendo e respondendo ao desenvolvimento biopsicossocial e emocional das crianças. Ao compreender a ludopedagogia como um caminho para promover o aprendizado significativo, a autonomia e o desenvolvimento integral dos educandos, os educadores podem se tornar agentes de transformação na construção de experiências educativas mais ricas, prazerosas e contextualizadas, capazes de moldar o futuro das gerações que hão de vir.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane souza (pedagogajanelucia@gmail.com) on 2024-03-14T19:06:54Z No. of bitstreams: 1 JANE LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA dissertação.pdf: 1166354 bytes, checksum: ae36dd6993d9b3e8292890c89e6c9ddb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-03-14T20:16:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JANE LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA dissertação.pdf: 1166354 bytes, checksum: ae36dd6993d9b3e8292890c89e6c9ddb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-14T20:16:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANE LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA dissertação.pdf: 1166354 bytes, checksum: ae36dd6993d9b3e8292890c89e6c9ddb (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLudopedagogiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectEstratégias para ensinar-aprenderpt_BR
dc.subjectBrincadeira e jogos infantispt_BR
dc.titleDiálogos e reflexões sobre a ludopedagogia na formação docente: perspectivas a partir do desenvolvimento biopsicossocial emocional na infânciapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This work proposes an analysis of the integration of play pedagogy in teacher training, highlighting its relevance in promoting biopsychosocial and emotional development in childhood. Considering the complexity of the teacher training process and the crucial importance of the playful environment in child development, the aim is to establish critical dialogues and reflections that go beyond the mere application of games and games, but rather ludopedagogical activities as a didactic approach capable of enhancing teaching. and learning. Therefore, we resorted to theorists such as Berger and Luckmann (1985); Borges and Pinto (2002); Gabler and Maia (2002); Menezes and Amaral (2014); Tardif (2014); Vigotski (1995), Wajskop (2012) that, through the combination of qualitative and quantitative elements, a broader, complete and holistic understanding of the phenomenon studied was obtained. So that we could recognize the importance of ludopedagogy in teacher training, not only as a didactic-pedagogical strategy, but as an approach that transcends the classroom, redesigning the way students learn through games, toys, and games. , perceiving and responding to the biopsychosocial and emotional development of children. By understanding ludopedagogy as a path to promote meaningful learning, autonomy and the integral development of students, educators can become agents of transformation in the construction of richer, more pleasurable and contextualized educational experiences, capable of shaping the future of generations that will come.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANE LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA dissertação.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.