Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Sabrina Evelyn Cruz-
dc.date.accessioned2024-04-02T17:05:12Z-
dc.date.available2024-04-02T17:05:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sabrina Evelyn Cruz. O apagamento do -R em final de infinitivos verbais na escrita de alunos de 6º ano de Porto Velho - RO. 2023. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5181-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores linguísticos condicionantes do fenômeno de apagamento do -R em final de infinitivos verbais na escrita de estudantes de Porto Velho - RO e sua relação com a oralidade. Pesquisas linguísticas como a de Callou, Moraes e Leite (1998, p. 72) constatam que o apagamento do /R/ final na fala é hoje uma variação estável, passando, praticamente, a ser uma norma introduzida na comunidade. Buscamos, assim, entender como esse fenômeno, que ocorre na oralidade, pode estar relacionado à escrita de infinitivos verbais sem o -R final, a partir da investigação dos seus possíveis fatores condicionantes e visando refletir a relação da fonética e da fonologia da língua portuguesa com a escrita. Esta análise ampara-se nos modelos teóricos de base gerativa, como estudos sobre Fonologia Prosódica, Teoria da Sílaba e Teoria dos Traços, entre outros, e organiza-se metodologicamente em quatro etapas principais: i) coleta e organização de textos de alunos do 6º ano; ii) coleta e organização de casos de apagamento do -R no final de infinitivos verbais; iii) quantificação, organização do corpus; iv) descrição e análise dos dados coletados. Ao analisar as 104 redações coletadas, constatamos que, dos 618 infinitivos verbais escritos, houve 127 ocorrências de apagamento do rótico em posição de coda final, o que corresponde a 20,55% do total, que varia entre verbos de 1ª, 2ª e 3ª conjugações, como “busca”, “come” e “dormi”. Assim, buscamos investigar se essa tendência pode ser observada também na escrita de alunos de 6º ano de Porto Velho e quais são seus possíveis fatores linguísticos condicionantes, tais como: simplificação da estrutura da sílaba para o padrão CV; contexto fonológico seguinte; contexto fonológico precedente quanto ao traço de altura; extensão do vocábulo; entre outros. Como resultados a partir dessas análises, podemos considerar: i) os alunos informantes estão em fase de aprendizagem das convenções da escrita; ii) a posição de coda final influencia o apagamento de /R/ na fala e, por conseguinte, pode influenciar a forma não-convencional de apagamento do -R na escrita de infinitivos verbais; iii) o contexto fonológico – tanto precedente como seguinte – pode influenciar o (não) apagamento do rótico, que, a partir dos dados analisados, se mostra mais frequente em verbos de 1ª conjugação e seguidos de consoante. Os dados evidenciam que, ao fazerem o uso da escrita, as hipóteses construídas pelos alunos não são feitas de maneira aleatória, mas podem ser motivadas pela oralidade, considerando que estão em fase de amadurecimento linguístico. Este estudo busca, portanto, auxiliar na percepção da relação entre oralidade e escrita e no exercício de reflexão e análise linguística.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sabrina Oliveira (sabrinaaevelyn@gmail.com) on 2024-04-01T21:41:58Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SABRINA - FINAL COM FICHA OK.pdf: 4173270 bytes, checksum: fb8727f943b2adaf5557767567451145 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-04-02T17:05:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SABRINA - FINAL COM FICHA OK.pdf: 4173270 bytes, checksum: fb8727f943b2adaf5557767567451145 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-02T17:05:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SABRINA - FINAL COM FICHA OK.pdf: 4173270 bytes, checksum: fb8727f943b2adaf5557767567451145 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectConsoante róticapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectInfinitivos verbaispt_BR
dc.titleO apagamento do -R em final de infinitivos verbais na escrita de alunos de 6º ano de Porto Velho - ROpt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This research aims to investigate the linguistic factors conditioning the phenomenon of -R deletion at the end of verbal infinitives in the writing of students from Porto Velho - RO, and its relation to orality. Linguistic studies such as that by Callou, Moraes, and Leite (1998, p. 72) confirm that the deletion of final /R/ in speech has become a stable variation, practically turning into a norm within the community. Thus, we seek to understand how this phenomenon, which occurs in orality, may be related to the writing of verbal infinitives without the final -R, by examining its possible conditioning factors and aiming to reflect on the relation between the phonetics and phonology of the Portuguese language with its writing. This analysis is grounded in generative-based theoretical models, such as studies on Prosodic Phonology, Syllable Theory, and Feature Theory, among others, and is methodologically organized into four main stages: i) collection and organization of texts from 6th-grade students; ii) collection and organization of cases of -R deletion at the end of verbal infinitives; iii) quantification, corpus organization; iv) description and analysis of the collected data. Upon analyzing the 104 collected compositions, we found that out of the 618 written verbal infinitives, there were 127 occurrences of rhotic deletion in final coda position, corresponding to 20.55% of the total, varying among 1st, 2nd, and 3rd conjugation verbs, such as "busca" (to search), "come" (to eat), and "dormi" (to sleep). Therefore, we aim to investigate whether this tendency can also be observed in the writing of 6th-grade students from Porto Velho and what its possible linguistic conditioning factors are, such as: syllable structure simplification to the CV pattern; following phonological context; preceding phonological context in terms of height feature; word length; among others. As results from these analyses, we can consider: i) the participant students are in the process of learning the conventions of writing; ii) the final coda position influences the deletion of /R/ in speech and consequently may influence the unconventional form of -R deletion in the writing of verbal infinitives; iii) the phonological context – both preceding and following – may influence the (non) deletion of the rhotic, which, based on the analyzed data, appears more frequent in 1st conjugation verbs followed by a consonant. The data show that when using writing, the hypotheses constructed by the students are not random but may be motivated by orality, considering their linguistic maturation phase. Thus, this study seeks to aid in understanding the relation between orality and writing and in the exercise of linguistic reflection and analysis.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO SABRINA - FINAL COM FICHA OK.pdf4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.