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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Angélica de Souza-
dc.date.accessioned2024-04-04T12:15:34Z-
dc.date.available2024-04-04T12:15:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Angélica de Souza. "É um ato de luta estar aqui dentro": Licenciatura em Educação do Campo e os sentidos da formação na Universidade Federal de Rondônia. 2022. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5188-
dc.description.abstractO problema fundiário pode ser considerado o maior entrave no Brasil e América Latina, destacando-se a distribuição desigual de terras através do sistema de grilagens, pelo qual se intensificou o latifúndio e o agronegócio no país. Estes foram propulsores da saída de muitos moradores do território rural e de um sistema de vida precário para quem nele permanecia. Desse modo, os fatores de descaso e a falta de acesso a políticas públicas impulsionaram povos a se articularem através de lutas por diferentes movimentos sociais, como a educação do campo, que busca promover uma educação voltada às questões das comunidades e pelo qual foi conquistada a implementação do curso de Licenciatura em Educação do Campo, visando a formação de docentes que possam atuar no campo a partir da realidade local. Nessa constante, entende-se que o compromisso da psicologia que se caracteriza, historicamente, por uma estrutura urbanizada, tanto no sentido territorial como de classe social, devendo aprofundar-se nas questões do campo, operacionalizando práticas comprometidas com a luta junto aos diversos aspectos dos povos rurais. Com isso, essa pesquisa teve como objetivo conhecer as trajetórias e o cotidiano de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia (LEDOC/UNIR) e os sentidos políticos da articulação entre suas histórias de vida e a entrada na universidade. A perspectiva teórica utilizada foi a do construcionista social, no qual se entende que os sentidos se constroem através das relações cotidianas. Partindo disso, foram realizadas junto a estudantes do 4.º período do curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Campus Rolim de Moura da UNIR, observação participante, um grupo focal com 15 estudantes e duas entrevistas narrativas. Os relatos das trajetórias de vida apresentam marcas da realidade da questão agrária no país, como despejos, violências e a falta de políticas sociais. Destacam-se as lacunas durante a escolarização básica, a falta de investimento em políticas educacionais e o fechamento das escolas no campo. De modo geral, os/as estudantes apresentaram satisfação por estarem em uma universidade pública, e que esse formato de curso, através da pedagogia da alternância, possibilita a entrada na universidade de pessoas que antes nem se imaginavam nesse espaço. Assim, o sonho de retornar para atuar no lugar de origem, rompendo com o sistema de educação precário e urbanocentrado é um aspecto marcante nos relatos. Contudo, também apareceram dificuldades no processo formativo, como as vivências dentro da universidade que são atravessadas por preconceitos que se manifestam nas relações com estudantes de outros cursos, o receio sobre como serão as possibilidades de trabalho e da própria formação devido aos retrocessos políticos no governo Bolsonaro. Por fim, entende-se que o curso de LEDOC possui um significado que vai além do processo formativo, influenciando, também, no resgate de povos, culturas, identidades e no fortalecimento das comunidades do campo. A partir disso, esse estudo convoca contribuições na produção de conhecimento e da práxis profissional das várias áreas da psicologia, reconhecendo que o campo é plural e merece seguir sendo sistematizado e analisado, de modo a considerar e valorizar suas singularidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANGELICA LIMA (ange_gs2012@hotmail.com) on 2024-04-03T05:18:54Z No. of bitstreams: 1 É um ato de luta estar aqui dentro - Licenciatura em Educação do Campo e os sentidos da formação na Universidade Federal de Rondônia.pdf: 1179292 bytes, checksum: 868e2f100d4e36457b68c253c110a273 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCampesinatopt_BR
dc.subjectPsicologia e ruralidadespt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectConstrucionismopt_BR
dc.title"É um ato de luta estar aqui dentro": Licenciatura em Educação do Campo e os sentidos da formação na Universidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The agrarian problem can be considered the main obstacle in Brazil and Latin America, highlighting the unequal distribution of land through the system of land grabs, through which the latifundium and agribusiness intensified in the country. These were the driving forces behind the departure of many inhabitants from rural territories and a precarious life system for those who remained there. Thus, the factors of neglect and lack of access to public policies have driven people to articulate themselves through struggles by different social movements, such as the field education, which seeks to promote an education focused on community issues and by which was achieved the implementation of the Degree Course in Rural Education, aiming at training teachers who can work in the field from the local reality. Thus, it is understood that the commitment of psychology which is historically characterized by an urbanized structure, both in the territorial sense and social class, should deepen in the field issues, operationalizing practices committed to the struggle with the various aspects of rural peoples. Thus, this research aimed to know the trajectories and the daily lives of students of the Degree Course in Rural Education at the Federal University of Rondônia (LEDOC/UNIR) and the political meanings of the articulation between their life stories and their entry into the university. The theoretical perspective used was the social Constructionism, in which it is understood that the meanings are constructed through everyday relationships. Based on that, participant observation, a focus group with 15 students and two narrative interviews were carried out with students from the 4th period of the Degree Course in Rural Education, at the Rolim de Moura Campus. The reports of life trajectories show marks of the reality of the agrarian issue in the country, such as evictions, violence and lack of social policies. The gaps during basic schooling, the lack of investment in educational policies and the closing of schools in the countryside stand out. In general, the students showed satisfaction for being in a public university, and that this course format, through the alternance pedagogy, makes it possible for people who before could not even imagine themselves in this space to enter university. Thus, the dream of returning to work in the place of origin, breaking with the precarious and urban-centered education system is a striking aspect in the reports. However, difficulties also appeared in the formative process, such as the experiences within the university that are crossed by prejudices that manifest themselves in relationships with students from other courses, the fear about how the possibilities of work and the formation itself will be due to the political setbacks in the Bolsonaro government. Finally, it is understood that the LEDOC course has a meaning that goes beyond the formative process, influencing, also, in the rescue of peoples, cultures, identities and in the strengthening of the community.pt_BR
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