Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPegoraro, Odirlei-
dc.date.accessioned2024-04-05T19:36:16Z-
dc.date.available2024-04-05T19:36:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPEGARARO, Odirlei. Etnografia de si no contexto do ensino da língua de sinais para alunos surdos indígenas Paiter Suruí de Rondônia. 80f.: il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5202-
dc.description.abstractNeste estudo e pesquisa de caráter etnobiográfico, o autor, um professor surdo, revela sua trajetória de vida e profissional no contexto de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto da escola indígena, Sertanista José do Carmo Santana, aldeia G̃apg̃ir Linha 14, na Terra Indígena Sete de setembro, no município de Cacoal, Estado de Rondônia. O objetivo principal foi compreender a intersecção das identidades surdas e indígena, explorando a riqueza e os desafios do ensino de Libras em tal contexto. Utilizando a etnobiografia como instrumento metodológico, a pesquisa uniu memórias e narrativas de experiências do autor, destacando a formação da língua indígena de sinais Paiter Suruí, e revelando a importância da diversidade linguística e cultural. O estudo e pesquisa demostra e reforça a necessidade de respeitar, reconhecer e valorizar as línguas indígenas de sinais e a diversidade cultural nos processos educativos no contexto das escolas indígenas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Odirlei Pegoraro (odirlkcoal@gmail.com) on 2024-03-27T17:03:53Z No. of bitstreams: 1 ETNOGRAFIA DE SI NO CONTEXTO DO ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS INDÍGENAS PAITER SURUÍ DE RONDÔNIA.pdf: 746932 bytes, checksum: 8e0e49b09e8e8ab863812c298449bad9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by VANESSA MEDEIROS DE REBELO (vanessarebelo@unir.br) on 2024-04-05T19:36:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ETNOGRAFIA DE SI NO CONTEXTO DO ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS INDÍGENAS PAITER SURUÍ DE RONDÔNIA.pdf: 746932 bytes, checksum: 8e0e49b09e8e8ab863812c298449bad9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-05T19:36:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ETNOGRAFIA DE SI NO CONTEXTO DO ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS INDÍGENAS PAITER SURUÍ DE RONDÔNIA.pdf: 746932 bytes, checksum: 8e0e49b09e8e8ab863812c298449bad9 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.subjectEtnobiografiapt_BR
dc.subjectEscola indígenapt_BR
dc.subjectLíngua Indígena de Sinais.pt_BR
dc.titleEtnografia de si no contexto do ensino da língua de sinais para alunos surdos indígenas Paiter Suruí de Rondôniapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2In this ethnobiographical study and research, the author, a deaf teacher, reveals their life and professional trajectory in the context of teaching Brazilian Sign Language (Libras) at the Indigenous school, Sertanista José do Carmo Santana, G̃apg̃ir Linha 14 village, in the Sete de setembro Indigenous Land, in the municipality of Cacoal, State of Rondônia. The main objective was to understand the intersection of deaf and indigenous identities, exploring the richness and challenges of teaching Brazilian Sign Language (Libras) in such a context. Using ethnobiography as a methodological tool, the research brought together memories and narratives of the author's experiences, highlighting the development of the indigenous sign language Paiter Suruí and revealing the importance of linguistic and cultural diversity. The study and research demonstrate and reinforce the need to respect, recognize, and value indigenous sign languages and cultural diversity in educational processes within the context of indigenous schools.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.