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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorReis, Leandra Regina Lima Vieira dos-
dc.date.accessioned2024-04-05T20:04:00Z-
dc.date.available2024-04-05T20:04:00Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationREIS, Leandra Regina Lima Vieira dos. O papel do profissional de apoio à inclusão do estudante com transtorno do Espectro autista: um olhar sobre o educador social . 2024. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5203-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o papel do profissional de apoio à inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de um olhar para o educador social. No contexto educacional, a inclusão dos alunos com TEA tem se apresentado desafiando os profissionais que atuam na Educação Especial, portanto como ponto de partida, a questão principal da investigação é: qual o papel do profissional de apoio à inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública municipal localizada no Estado de Rondônia (RO)? Essa questão é relevante porque a Lei Federal nº 12.764 (BRASIL, 2012) preconiza o direito de um profissional especializado ao aluno com TEA, quando matriculado em uma sala de aula regular considerando suas necessidades de aprendizagem. Apresenta como objetivo geral compreender o papel do profissional de apoio à inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública municipal localizada no Estado de Rondônia. Para tanto, esta investigação tem o procedimento metodológico a pesquisa de levantamento e análise documental, nas quais os dados foram coletados por meio do Edital de Nº 002/2023 (ARIQUEMES, 2023) e Projeto Pedagógico da escola participante (ARIQUEMES, 2021), além de uma entrevista com roteiro pré-definido, tendo como participantes cinco educadores sociais (ES) de uma escola pública municipal de Ariquemes / RO, e interpretados por meio da análise de conteúdo. Tem como principais resultados e discussão organizados em cinco categorias: I) análise documental - do ideal ao real: evidenciou-se que as disposições legais que regem sobre o profissional de apoio ao estudante com TEA; II) perfil dos participantes, identificou-se que eles desempenham atribuições de acompanhar os estudantes com TEA na sala de aula regular, mesmo não tendo formação especializada e contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes com TEA. Em relação às III) percepções dos educadores sociais, percebeu-se que cada um deles acompanhava um aluno com TEA, e por meio da formação continuada recebiam orientações para organizarem seu trabalho. No que se refere às IV) evidências do apoio a inclusão confirmou-se que os ES buscavam com a professora da sala e a docente especializada da Sala de Recursos (SRM) troca de informações sobre as necessidades dos alunos com TEA e essa colaboração favorecia o processo de inclusão dos alunos com TEA. Por fim, quanto à V) prática profissional verificou-se que, mesmo sem formação especializada, a partir de orientações da professora da SRM, acompanham as atividades pedagógicas em sala de aula auxiliando os alunos com TEA para que eles participem e realizem as tarefas propostas pela professora regente. Pretendemos oferecer com a pesquisa uma contribuição ao campo educação inclusiva, voltada ao direito de suporte pedagógico ao estudante com TEA no processo de inclusão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leandra Reis (leandravieira292@gmail.com) on 2024-03-28T12:50:43Z No. of bitstreams: 1 TCC REIS LEANDRA 2024 - versão final (2).pdf: 1333387 bytes, checksum: 69589305416ebfd72c32200e9bd0c483 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducador Socialpt_BR
dc.subjectProfissional de Apoiopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleO papel do profissional de apoio à inclusão do estudante com transtorno do Espectro autista: um olhar sobre o educador socialpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This work's theme is the role of the professional in supporting the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) from a social educator perspective. In the educational context, the inclusion of students with ASD has challenged professionals working in Special Education, therefore, as a starting point, the main research question is: what is the role of the professional in supporting the inclusion of students with Spectrum Disorders? Autistic (ASD) in a municipal public school located in the State of Rondônia (RO)? This issue is relevant because Federal Law No. 12,764 (BRASIL, 2012) recommends the right to a specialized professional for students with ASD, when enrolled in a regular classroom considering their learning needs. Its general objective is to understand the role of professionals supporting the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a municipal public school located in the State of Rondônia. To this end, this investigation has the methodological procedure of survey research and documentary analysis, in which data were collected through Notice No. 002/2023 (ARIQUEMES, 2023) and the Pedagogical Project of the participating school (ARIQUEMES, 2021), in addition to an interview with a pre-defined script, with five social educators (ES) from a municipal public school in Ariquemes / RO as participants, and interpreted through content analysis. Its main results and discussion are organized into five categories: I) document analysis - from ideal to real: it was evidenced that the legal provisions that govern the support professional for students with ASD; II) profile of the participants, it was identified that they perform duties of accompanying students with ASD in the regular classroom, even without having specialized training and contributing to the development of students with ASD. Regarding III) perceptions of social educators, it was noticed that each of them accompanied a student with ASD, and through continued training they received guidance to organize their work. With regard to IV) evidence of support for inclusion, it was confirmed that the ES sought with the classroom teacher and the specialized teacher from the Resource Room (SRM) to exchange information about the needs of students with ASD and this collaboration favored the process of inclusion of students with ASD. Finally, regarding V) professional practice, it was found that, even without specialized training, based on guidance from the SRM teacher, they follow the pedagogical activities in the classroom, helping students with ASD so that they participate and carry out the proposed tasks. With this research, we intend to offer a contribution to the field of inclusive education, focused on the right to pedagogical support for students with ASD in the inclusion process.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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