Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Keila Mariano dos-
dc.date.accessioned2024-04-11T22:12:09Z-
dc.date.available2024-04-11T22:12:09Z-
dc.date.issued2024-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Keila Mariano dos. Desafios e aceitação: Narrativas de mães com um filho autista no município de Ji-Paraná. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5214-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª. Rosiane Ribas de Souza Eler.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso aborda o tema o autismo e a aceitação da deficiência do filho, por parte das mães. O problema de pesquisa foi os dilemas, desafios e aprendizados de mães de autistas em Ji-Paraná: o que seus relatos têm a dizer? Por meio disso surgiu o objetivo geral da pesquisa em compreender o processo de percepção e aceitação do autismo por parte das mães que têm filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista – TEA por meios de relatos. Teve como objetivos específicos identificar fases de percepção e aceitação das mães até o diagnóstico médico do filho autista; perceber dificuldades, desafios e aprendizados das mães na convivência com filho com TEA; mostrar como se dá a rede de apoio e a sua importância para essas mães. A fundamentação teórica que embasou esta pesquisa foi: Whitman (2015); Orrú (2012); American Psychiatric Association (2014); Souza (2016), Grandin e Panek (2015); Silva e Mulick (2009), a legislação brasileira, dentre outros. O delineamento da pesquisa se deu por meio de estudo de caso, de forma descritiva, enquanto a pesquisa caracterizou-se como empírica, de caráter qualitativo e utilizou a entrevista estruturada como produção e coleta de dados. Os sujeitos de pesquisas foram quatro mães de autistas, graduandas da Fundação Universidade Federal de Rondônia — UNIR, campus Ji-Paraná. O que ficou evidente nessa pesquisa foi a força e coragem dessas mães, que apesar de todos os dilemas, medos e incertezas, não desistiram de seus filhos, buscaram e ainda buscam uma vida de qualidade e bem-estar para seus filhos, a cada dia aprendem sobre as especificidades dos mesmos. A pesquisa mostrou a importância de uma rede de apoio, que proporcione suporte e empatia por essas mães. Mulheres guerreiras, mesmo com a incerteza do amanhã, permanecem lutando pelos seus filhos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Keila Mariano dos Santos (mariano.keila@hotmail.com) on 2024-04-11T21:57:53Z No. of bitstreams: 1 TCC- KEILA MARIANO DOS SANTOS - 28-03_versão final.pdf: 688359 bytes, checksum: 0cf8b477c36ff3a390532e46ef40dad5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-11T22:12:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- KEILA MARIANO DOS SANTOS - 28-03_versão final.pdf: 688359 bytes, checksum: 0cf8b477c36ff3a390532e46ef40dad5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-11T22:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- KEILA MARIANO DOS SANTOS - 28-03_versão final.pdf: 688359 bytes, checksum: 0cf8b477c36ff3a390532e46ef40dad5 (MD5) Previous issue date: 2024-02en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAceitaçãopt_BR
dc.subjectExperiências Maternaspt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleDesafios e aceitação: Narrativas de mães com um filho autista no município de Ji-Paranápt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This term paper addresses the topic of autism and mothers' acceptance of their child's disability. The research problem was the dilemmas, challenges and learning of mothers of autistic people in Ji-Paraná: what do their reports have to say? Through this, the general objective of the research emerged as understand the process of perception and acceptance of autism by mothers who have children diagnosed with Autism Spectrum Disorder – ASD through reports. Its specific objectives were to identify phases of mothers' perception and acceptance until the medical diagnosis of their autistic child, to understand the difficulties, challenges and learning of mothers in living with a child with ASD, to show how the support network works and its importance for these mothers. The theoretical foundation that supported this research was Whitman (2015); Orrú (2012); American Psychiatric Association (2014); Souza (2016), Grandin e Panek (2015); Silva ans Mulick (2009), the brasilian legislation, among others. The research was designed through a case study, in a descriptive way, while the research characterized itself as empirical, qualitative in nature, and used structured interviews as data production and collection. The research subjects were four mothers of autistic people, undergraduates at the Federal University of Rondônia Foundation — UNIR, Ji-Paraná campus. What was evident in this research was the strength and courage of these mothers, who despite all the dilemmas, fears and uncertainties, did not give up on their children, they sought and still seek a life of quality and well-being for their children, every day. learn about their specificities. The research showed the importance of a support network, which provides support and empathy for these mothers. Warrior women, even with the uncertainty of tomorrow, continue fighting for their children.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- KEILA MARIANO DOS SANTOS - 28-03_versão final.pdf672,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.