Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPenha, Marina de Lima Braga-
dc.date.accessioned2024-04-12T14:09:41Z-
dc.date.available2024-04-12T14:09:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPENHA, Marina de Lima Braga. Letramento Literário: proposições metodológicas a partir do livro das mil e uma noites. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5221-
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende criar, pelo viés do letramento literário, um percurso de leitura literária a partir de algumas narrativas selecionadas do Livro das mil e uma noites (2017). O objetivo principal é responder as seguintes indagações: a leitura literária da obra em questão ou de uma recolha de narrativas nela enfeixadas pode desvelar o processo de construção do letramento literário? Tomando a personagem de Šahrāzād como uma alegoria do processo de letramento literário, o que a sua experiência pode nos ensinar? Que proposições metodológicas para o letramento literário podem ser apresentadas ou experimentadas a partir das histórias das mil e uma noites no processo de ensino aprendizagem da leitura? Para desenvolver essas reflexões partimos de alguns textos-chave quais sejam, Paradigmas do ensino de literatura (COSSON, 2020), Letramento Literário: teoria e prática (COSSON, 2014); Aula (BARTHES, 2007), O direito à literatura (CANDIDO, 2011); As estruturas narrativas (TODOROV, 2008).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marina Penha (marinalimaa123@gmail.com) on 2024-04-11T22:17:59Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO final 2 sigaa.pdf: 664967 bytes, checksum: 63dfbd39cf0e83e186fc3ce3b5c2a6b1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by VANESSA MEDEIROS DE REBELO (vanessarebelo@unir.br) on 2024-04-12T14:09:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO final 2 sigaa.pdf: 664967 bytes, checksum: 63dfbd39cf0e83e186fc3ce3b5c2a6b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-12T14:09:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO final 2 sigaa.pdf: 664967 bytes, checksum: 63dfbd39cf0e83e186fc3ce3b5c2a6b1 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleLetramento Literário: proposições metodológicas a partir do livro das mil e uma noitespt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This research aims to create, from the perspective of literary literacy, a literary reading path based on some selected narratives from the Book of One Thousand and One Nights (2017). The main objective is to answer the following questions: can the literary reading of the work in question or a collection of narratives bundled in it reveal the process of construction of literary literacy? Taking the character of Šahrāzād as an allegory of the process of literary literacy, what can his experience teach us? What methodological propositions for literary literacy can be presented or tried based on the Arabian Nights stories in the process of teaching and learning to read? To develop these reflections, we started from some key texts, namely, Paradigms of teaching literature (COSSON, 2020), Literary Literacy: theory and practice (COSSON, 2014); Class (BARTHES, 2007), The right to literature (CANDIDO, 2011); Narrative structures (TODOROV, 2008).pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO final 2 sigaa.pdf649,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.