Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5237
Título: Análise da prática da educação ambiental em duas escolas de ensino fundamental na cidade de Guajará-Mirim/RO
Autor(es): Santos, Railane Rufino dos
Palavras-chave: Docentes
Educação ambiental
Meio Ambiente
Projetos
Data do documento: 16-Abr-2024
Citação: SANTOS, Railane Rufino dos. Análise da prática da educação ambiental em duas escolas de ensino fundamental na cidade de Guajará-Mirim/RO. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.
Resumo: Este estudo examina o progresso da Educação Ambiental em duas escolas de ensino fundamental em Guajará-Mirim/RO, Cândida Maria Moura de Paula e Irmã Hilda, diante dos desafios ambientais do crescimento populacional na Amazônia. Destaca-se o papel crucial da Educação Ambiental, especialmente pela transdisciplinaridade, na transformação da percepção ambiental infantil. Embora embasado teoricamente, o foco é compreender a implementação prática da Educação Ambiental, abordando gestão e práticas pedagógicas. A pesquisa justifica-se pela relevância da preservação ambiental na educação, visando prevenir desmatamento e poluição, promovendo valores éticos desde o ensino fundamental. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa com pesquisa bibliográfica, a análise explora estratégias de conscientização dos alunos sobre preservação ambiental. Destaca-se a Escola Cândida Maria Moura de Paula, que, apesar de palestras colaborativas, revela uma desconexão entre teoria e prática, evidenciada pela ausência de coleta seletiva. A formação continuada dos professores é enfatizada. Reflete-se sobre a implementação na Escola Irmã Hilda, explorando projetos, participação docente e discente. Conclui-se ressaltando a importância da Educação Ambiental para o desenvolvimento acadêmico, cívico e comportamentos sustentáveis. Recomendações incluem integração curricular, formação continuada e envolvimento com a comunidade, destacando a eficácia de projetos práticos integrados à cultura escolar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5237
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAILANE COMPLETO.pdf583,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.