Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Andressa Pereira dos-
dc.date.accessioned2024-04-17T22:48:58Z-
dc.date.available2024-04-17T22:48:58Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Andressa Pereira dos. Conversando com os bebês: uma análise sobre a prática pedagógica no berçário. 2024. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5242-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Dra. Naiara dos Santos Nienowpt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo que tem como tema a Educação de bebês e o objetivo central foi identificar que tipo de metodologia uma professora de berçário desenvolve com os bebês nesses ambientes coletivos. A pesquisa foi realizada numa escola de educação infantil que possui um convênio com o município de JiParaná/RO. Participaram da pesquisa de campo oito bebês, uma professora e uma cuidadora. A fundamentação teórica é pautada em Kuhlmann Jr (2000), Paschoal; Machado (2009), Silva; Farias, (2014), Flores; Albuquerque (2015), Brasil (1996), Brasil, (1998), Brasil, (2006), Fochi (2013; 2015; 2019), Soares (2020), Gerhardt (2016), Galvão (1995), Vygotski (1998), Barbosa; Gobatto (2019), Ostetto (2000). Para tanto, foi utilizado a pesquisa de abordagem qualitativa, com uso da metodologia de estudo de caso. Além disso, utilizou-se alguns instrumentos para obtenção de informações, como: observação participante, diário de campo, e entrevistas semiestruturadas. A análise das informações concebidas nas entrevistas seguiu a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). A observação participante no cotidiano infantil revelou que bebês são sujeitos ativos, participativos, com capacidades a serem exploradas no ambiente coletivo. As anotações de diário de campo, mostrou que o berçário potencializa a convivência entre bebês, adultos, permitindo assim diversas aprendizagens aos bebês. Após a análise da entrevista com a professora foi possível identificar três núcleos de significação: 1) O bebê real e a imagem social do bebê, 2) Ausência de fundamentos teóricos e metodológicos e 3) A prática docente no berçário. Como resultado, foi revelado que no núcleo 1, a profissional apresenta uma visão romantizada em torno da concepção de bebê, ainda considera esse sujeito como futuro adulto. No núcleo 2 ficou perceptível que a professora não tem uma metodologia específica para atuar na educação de bebês. O núcleo 3, a educadora reconhece o berçário como espaço de aprendizagem, porém relata a falta de objetos de caráter pedagógico no berçário. Nesse núcleo, foi mencionado as músicas, como sendo a principal atividade desenvolvida com as crianças. A entrevista com a cuidadora de berçário, possibilitou a identificação de três núcleos de significação: 1) O bebê como sujeito que depende do adulto, 2) O ato de cuidar e aprender pautado no afeto e 3) O contexto de trabalho da cuidadora e os desafios enfrentados. No núcleo 1, a cuidadora expõe o bebê como um ser inerte, que depende do adulto para sobrevivência. O núcleo 2, demonstrou que a cuidadora participa ativamente de todos os momentos de cuidados diários com os bebês, de forma respeitosa com base no afeto e confiança. No último núcleo, pode-se notar que na percepção da cuidadora a instituição oferece a estrutura necessária para desempenhar o seu trabalho. O principal desafio encontrado pela cuidadora é entrada de crianças novatas na creche. Em suma, a pesquisa evidenciou a inexistência de estruturação de metodologias, atividades que sejam específicas para o trabalho no berçário, assim como também mostrou a invisibilização das ações autônomas dos bebês. Conclui-se que o estudo mostra a necessidade de formação direcionada para o trabalho pedagógico com crianças de zero a três anos no espaço escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Santos (andressa15.psantos@gmail.com) on 2024-04-16T17:40:07Z No. of bitstreams: 1 TCC VERSÃO REPOSITÓRIO.pdf: 1203371 bytes, checksum: 5d1ad1f81e06c297bc4ea3850f108da5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-17T22:48:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC VERSÃO REPOSITÓRIO.pdf: 1203371 bytes, checksum: 5d1ad1f81e06c297bc4ea3850f108da5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T22:48:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC VERSÃO REPOSITÓRIO.pdf: 1203371 bytes, checksum: 5d1ad1f81e06c297bc4ea3850f108da5 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectBerçáriopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática docente no berçáriopt_BR
dc.titleConversando com os bebês: uma análise sobre a prática pedagógica no berçáriopt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This work presents a study that has as its theme the Education of babies and the main objective was to identify what type of methodology a nursery teacher develops with babies in these collective environments. The research was carried out in an early childhood education school that has an agreement with the municipality of JiParaná/RO. Eight babies, a teacher and a caregiver participated in the field research. The theoretical foundation is based on Kuhlmann Jr (2000), Paschoal; Axe (2009), Silva; Farias, (2014), Flores; Albuquerque (2015), Brazil (1996), Brazil, (1998), Brazil, (2006), Fochi (2013; 2015; 2019), Soares (2020), Gerhardt (2016), Galvão (1995), Vygotski (1998), Barbosa; Gobatto (2019), Ostetto (2000). To this end, a qualitative research was used, using the case study methodology. In addition, some instruments were used to obtain information, such as: participant observation, field diary, and semistructured interviews. The analysis of the information conceived in the interviews followed the proposal of Nuclei of Meaning (AGUIAR; OZELLA, 2006). Participant observation in children's daily lives revealed that babies are active, participatory subjects, with capacities to be explored in the collective environment. The notes of the field diary showed that the nursery enhances the coexistence between babies and adults, thus allowing several learnings to the babies. After the analysis of the interview with the teacher, it was possible to identify three nuclei of meaning: 1) The real baby and the social image of the baby, 2) Absence of theoretical and methodological foundations and 3) Teaching practice in the nursery. As a result, it was revealed that in nucleus 1, the professional presents a romanticized view about the conception of a baby, still considering this subject as a future adult. In nucleus 2, it was noticeable that the teacher does not have a specific methodology to work in the education of babies. In nucleus 3, the educator recognizes the nursery as a learning space, but reports the lack of pedagogical objects in the nursery. In this nucleus, music was mentioned as the main activity developed with the children. The interview with the nursery caregiver enabled the identification of three nuclei of meaning: 1) The baby as a subject who depends on the adult, 2) The act of caring and learning based on affection and 3) The caregiver's work context and the challenges faced. In nucleus 1, the caregiver exposes the baby as an inert being, who depends on the adult for survival. Core 2 demonstrated that the caregiver actively participates in all moments of daily care with the babies, in a respectful way based on affection and trust. In the last nucleus, it can be noted that, in the perception of the caregiver, the institution offers the necessary structure to perform her work. The main challenge faced by the caregiver is the entry of new children into the daycare center. In short, the research evidenced the lack of structuring of methodologies, activities that are specific to the work in the nursery, as well as the invisibilization of the autonomous actions of the babies. It is concluded that the study shows the need for training directed to pedagogical work with children from zero to three years old in the school environment.pt_BR
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC VERSÃO REPOSITÓRIO.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.