Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5252
Title: Produções científicas acerca do ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual na educação básica: uma revisão sistemática
Authors: 
Nascimento, Eugenia Maria do
Keywords: Educação Inclusiva. Ensino de Matemática. Deficiência Intelectual. Produções científicas.
Issue Date: 23-Apr-2024
Citation: NASCIMENTO, Eugenia Maria do. Produções científicas acerca do ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual na educação básica: uma revisão sistemática. 2024. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..
Abstract: Esta pesquisa tem como tema o ensino de Matemática para alunos com deficiência intelectual na Educação Básica. Tem como principal questão de investigação: Quais produções científicas brasileiras abordam o ensino de Matemática para os alunos com deficiência intelectual na educação básica? Para tanto, estabelece como objetivo geral analisar as produções científicas brasileiras que abordam o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência intelectual. Como método adotouse os procedimentos da pesquisa tipo revisão sistemática a qual permitiu selecionar 21 artigos científicos brasileiros no Portal de Periódicos da Capes publicadas nos últimos cincos anos tendo como descritores de busca “deficiência intelectual” e “Matemática”. Após a leitura analítica, as pesquisas foram organizadas em cinco categorias a partir das contribuições relacionadas: i) ao uso de recursos tecnológicos, ii) a propostas de ensino, iii) a práticas pedagógicas no atendimento especializado, iv) pesquisas multidisciplinares e formação docente, v) à Educação de Jovens e Adultos. Como principais resultados e discussão apresenta que: as produções, em sua grande maioria, eram pesquisas de professores que perceberam a necessidade de mudanças para esse público em questão; as pesquisas destacam informações sobre estratégias de ensino, vivências, formação continuada e estudos que demonstravam que a intervenção de jogos e tecnologia para ensinar Matemática. Por fim, as pesquisas demonstram o desafio da concretização da educação inclusiva em relação a carência na formação dos professores, ausência de profissionais especializados para dar suporte aos professores e aos alunos em sala de aula, falta de recursos didáticos adaptados, bem como, desconhecimento da comunidade escolar quanto às necessidades de aprendizagem.
Description: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5252
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Eugenia Maria do Nascimento 23-04- 2024 RIUNIR.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.