Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlvaro Ricardo Nunes Tomazi-
dc.date.accessioned2024-04-25T13:39:18Z-
dc.date.available2024-04-25T13:39:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationTOMAZI, Alvaro Ricardo Nunes. Educação financeira e mercado de trabalho: um estudo com os acadêmicos de Administração da UNIR - RO / Alvaro Ricardo Nunes Tomazi. - Cacoal, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5263-
dc.descriptionArtigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração. Orientadora: Profa. Dra. Ângela de Castro Correia Gomept_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo identificar os hábitos de educação financeira dos acadêmicos do curso de Administração da UNIR. Trata-se de uma pesquisa realizada com os acadêmicos em fase de conclusão do curso, abrangendo quatro campi: Cacoal, Vilhena, Guajará-Mirim e Porto Velho. Utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com o método dedutivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa bibliográfica e questionário com perguntas fechadas e na escala de Likert. Os sujeitos da pesquisa são os acadêmicos que ingressaram até o semestre letivo 2020.2, que estão cursando o 7º e 8° período, e aqueles que já deveriam ter concluído. A amostra está composta de 62 respondentes. Os resultados demonstram que, em geral, os participantes da pesquisa possuem nível de conhecimento satisfatório sobre finanças pessoais. Porém, os dados expõem que 65% não teriam recursos próprios para utilizar em caso de imprevistos (emergências); que a maior parte das dívidas dos participantes está no cartão de crédito: 52%. Conforme a pesquisa, 41% dos respondentes dizem gastar mais de 50% de sua renda pagando dívidas, enquanto aqueles que conseguem poupar/investir mensalmente acima de 30% de seus rendimentos é de apenas 3%. Em relação a futura atuação profissional, como Administrador, percebe-se que os respondentes não possuem nível de conhecimento suficiente para tomar decisões financeiras dentro de uma organização. Sugere-se novas abordagens de ensino buscando a interação com as empresas locais (visitas técnicas) e realizar parcerias para a inclusão no mercado de trabalho durante a graduação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ALVARO TOMAZI (alvarotomazi1997@gmail.com) on 2024-03-27T22:32:17Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Alvaro_versao-final_27.03.24.pdf: 982323 bytes, checksum: 5818929ef2530c75e88909857039d7cf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eduardo Taveiros dos Santos Júnior (eduardo.taveiros@unir.br) on 2024-04-25T13:39:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_Alvaro_versao-final_27.03.24.pdf: 982323 bytes, checksum: 5818929ef2530c75e88909857039d7cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-25T13:39:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_Alvaro_versao-final_27.03.24.pdf: 982323 bytes, checksum: 5818929ef2530c75e88909857039d7cf (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectTomada de decisão financeirapt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleEducação financeira e mercado de trabalho: um estudo com os acadêmicos de Administração da UNIR - ROpt_BR
dc.description.abstract2This article aims to identify the financial education habits of students of the Business Administration course at UNIR. This is a research carried out with students in the process of completing the course, covering four campuses: Cacoal, Vilhena, Guajará-Mirim and Porto Velho. Descriptive research was used with a qualitative approach, with the deductive method. The data collection instruments used were bibliographic research and a questionnaire with closed questions and a Likert scale. The subjects of the research are the students who entered until the academic semester 2020.2, who are attending the 7th and 8th period, and those who should have already completed. The sample consisted of 62 respondents. The results show that, in general, the survey participants have a satisfactory level of knowledge about personal finance. However, the data show that 65% would not have their own resources to use in case of unforeseen events (emergencies); that most of the participants' debts are on credit cards: 52%. According to the survey, 41% of respondents say they spend more than 50% of their income paying off debt, while those who manage to save/invest monthly above 30% of their income is only 3%. Regarding future professional performance, as an Administrator, it is perceived that the respondents do not have a sufficient level of knowledge to make financial decisions within an organization. New teaching approaches are suggested, seeking interaction with local companies (technical visits) and establishing partnerships for inclusion in the labor market during graduation.pt_BR
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Alvaro_versao-final_27.03.24.pdf959,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools