Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPena, Gabriel Valentim-
dc.date.accessioned2024-04-29T15:25:47Z-
dc.date.available2024-04-29T15:25:47Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5282-
dc.descriptionMonografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do Professor Dr. Douglas Oliveira Callegari.pt_BR
dc.description.abstractDiante das inovações tecnológicas que vem impulsionando as tendências de mercado contemporâneas, o presente trabalho vem discorrer sobre um questionamento consideravelmente preponderante no tocante as IAs – Inteligência Artificiais: sua atuação na relação mercado x consumidor e as eventuais possibilidades de violação de direitos inerentes ao seu uso, na aquisição de produtos e serviços de maneira digital. Por conseguinte, tais aspectos unem-se a mais uma significativa proposição, que por sua vez vislumbra a necessidade de regramentos frente a defesa do consumidor impelido por um fenômeno tendencioso de negociações e persuasão de vendas, como consequência da atuação desses algoritmos. A metodologia aplicada para subsidiar esses fundamentos e controvérsias baseia-se no método hipotético dedutivo de investigação científica, apontando importantes conjunturas sobre a temática. Por fim, o trabalho considera, na íntegra, os desafios do Direito Digital e a sociedade de consumo, no tocante as relações negociais, as vulnerabilidades quanto à adequação de uma regulamentação mais ampla no Brasil e no mundo, e as implicações da responsabilização pelos danos causados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Pena (g.valentim.pena@gmail.com) on 2023-10-18T13:00:48Z No. of bitstreams: 1 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR.pdf: 1005261 bytes, checksum: 8f3ce8dbd2fee563bde7d2170eae10b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eduardo Taveiros dos Santos Júnior (eduardo.taveiros@unir.br) on 2024-04-29T15:25:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR.pdf: 1005261 bytes, checksum: 8f3ce8dbd2fee563bde7d2170eae10b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-29T15:25:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR.pdf: 1005261 bytes, checksum: 8f3ce8dbd2fee563bde7d2170eae10b6 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.titleInteligência artificial e a vulnerabilidade do consumidorpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2In view of the technological innovations that have been driving contemporary market trends, this work discusses a considerably preponderant question regarding AIs – Artificial Intelligence: their role in the market x consumer relationship and the possible possibilities of violation of rights inherent to their use, in the acquisition of products and services digitally. Therefore, these aspects come together to yet another significant proposition, which in turn highlights the need for regulations in the face of consumer protection driven by a biased phenomenon of negotiations and sales persuasion, such as consequence of the performance of these algorithms. The methodology applied to support these foundations and controversies is based on the hypothetical deductive method of scientific investigation, pointing out important situations on the topic. Finally, the work fully considers the challenges of Digital Law and consumer society, regarding business relationships, vulnerabilities regarding the adequacy of broader regulation in Brazil and around the world, and the implications of liability for damages caused.pt_BR
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR.pdf981,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador