Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaetano, Luciana Pardinho Santos-
dc.date.accessioned2024-04-30T20:56:44Z-
dc.date.available2024-04-30T20:56:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCAETANO, Luciana Pardinho Santos. Educação ambiental - Bacia escola: A gestão hídrica como componente curricular eletivo. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5303-
dc.descriptionDissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos, sob a Orientação da profª Drª Nubia Caramello e coorientação da profª Drª Patrícia Soares de Maria de Medeirospt_BR
dc.description.abstractOs recursos hídricos apresentam caráter essencial para a sociedade e a Educação Ambiental (EA) se constitui como importante ferramenta para ampliar os diálogos hídricos, envolvimento da sociedade e possibilitar a transformação da realidade frente a esse valioso recurso. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo foi propor componente curricular eletivo intitulado “Bacia Escola: análise integrada dos recursos hídricos” como ferramenta para promover o fortalecimento da EA, com intuito de ampliar os diálogos e envolvimento na gestão hídrica do estado de Rondônia. A dissertação foi estruturada em três artigos e um produto educacional. O primeiro artigo teve como objetivo mapear os instrumentos legais que subsidiem o ensino com ênfase na gestão hídrica, desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e documental, sob a perspectiva qualitativa. Como resultado notou-se amplo arcabouço legal, com destaque para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Constituição Federal, a Política Nacional do Meio Ambiente juntamente às suas novas diretrizes, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Política Nacional de Educação Ambiental. O segundo artigo teve como intuito analisar a viabilidade da implantação do ensino hídrico no ensino básico, como componente curricular eletivo a partir da percepção de estudantes do ensino médio no município de Jaru – Rondônia (Brasil). A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos alinhados ao estudo de caso. O estudo evidenciou lacunas de conhecimento dos estudantes acerca das temáticas hídricas e revelou o interesse de 61% dos estudantes em participar de um componente curricular eletivo inerente a essa temática. Este estudo embasou a viabilidade do ensino hídrico a partir dos resultados obtidos pela Percepção Ambiental. O terceiro artigo teve como intuito demonstrar os resultados obtidos nas quatro etapas principais da pesquisa-ação participativa, com ênfase em socializar o cumprimento do componente curricular eletivo em turma experimental no município de Jaru (RO). Os resultados retomaram o amplo arcabouço legal para o ensino com ênfase nos recursos hídricos; lacunas de conhecimento dos estudantes em relação às temáticas hídricas e o interesse dos mesmos em aprofundar os estudos nessa área. O produto educacional corresponde ao e-book tutorial “Bacia Escola - análise integrada dos recursos hídricos”, que consiste em conjunto de instruções, que abrange plano de aula, base legal, teórica e metodológica para desenvolvimento de aulas com ênfase nos recursos hídricos. A execução do componente curricular eletivo, por intermédio do e-book tutorial em turma experimental, foi considerada exitosa, por cumprir os objetivos propostos e pela sua eficácia, desempenho e viabilidade identificados a partir da percepção dos estudantes, validando o produto a cada experimento didático. A pesquisa em tela, cumpriu com objetivos da pesquisaação participante, uma vez que contribuiu para fortalecer a EA, ao mitigar as lacunas de conhecimento identificadas na área de estudo, ao ampliar a disseminação de informações e diálogos inerentes à gestão hídrica no estado de RO, demostrando ser viável sua replicabilidade em outras regiões a partir da adequação da realidade do cenário socioambiental e da política de implantação da gestão hídrica e ao fornecer produto educacional com ferramentas metodológicas teóricas e práticas, com ênfase nos recursos hídricos. Este estudo conflui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de qualidade, 6 - Água potável e saneamento, 11 - Cidades e comunidades sustentáveis e 17 - Parcerias e meios de implementação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-30T20:55:57Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdf: 40409583 bytes, checksum: 08489b98d96e6dc7bce8ec920ca6e6c4 (MD5) Produto__LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdf: 37506087 bytes, checksum: 039039a885526f6ad6d1e7f44794ccc1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-30T20:56:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdf: 40409583 bytes, checksum: 08489b98d96e6dc7bce8ec920ca6e6c4 (MD5) Produto__LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdf: 37506087 bytes, checksum: 039039a885526f6ad6d1e7f44794ccc1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-30T20:56:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdf: 40409583 bytes, checksum: 08489b98d96e6dc7bce8ec920ca6e6c4 (MD5) Produto__LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdf: 37506087 bytes, checksum: 039039a885526f6ad6d1e7f44794ccc1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-30T20:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdf: 40409583 bytes, checksum: 08489b98d96e6dc7bce8ec920ca6e6c4 (MD5) Produto__LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdf: 37506087 bytes, checksum: 039039a885526f6ad6d1e7f44794ccc1 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPesquisa-Açãopt_BR
dc.subjectRecursos Hídricospt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental - Bacia escola: A gestão hídrica como componente curricular eletivopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Water resources are essential for society and Environmental Education (EA) is an important tool to expand water dialogues, involve society and enable the transformation of reality in the face of this valuable resource. In this sense, the general objective of this study was to propose an elective curricular component entitled “School Basin: integrated analysis of water resources” as a tool to promote the strengthening of EE, with the aim of expanding dialogue and involvement in water management in the state of Rondônia. The dissertation was structured in three articles and an educational product. The first article aimed to map the legal instruments that subsidize teaching with an emphasis on water management, developed from bibliographical and documentary research, from a qualitative perspective. As a result, a broad legal framework was noted, with emphasis on the Sustainable Development Goals (SDGs), the Federal Constitution, the National Environmental Policy, the National Curriculum Parameters and the National Environmental Education Policy. The second article aimed to analyze the feasibility of implementing water teaching in basic education, as an elective curricular component from the perception of high school students in the municipality of Jaru - Rondônia (Brazil). The research was based on a qualitative approach, with technical procedures aligned with the case study. The study showed gaps in students' knowledge about water issues and revealed the interest of 61% of students in participating in an elective curricular component inherent to this theme. This study based the viability of water teaching based on the results obtained by Environmental Perception. The third article aimed to demonstrate the results obtained in the four main stages of participatory action research, with an emphasis on socializing the fulfillment of the elective curricular component in an experimental class in the municipality of Jaru (RO). The results returned to the broad legal framework for teaching with an emphasis on water resources; students' knowledge gaps in relation to water issues and their interest in deepening studies in this area. The educational product corresponds to the tutorial ebook “Bacia Escola - integrated analysis of water resources”, which consists of a set of instructions, which covers a lesson plan, legal, theoretical and methodological basis for developing classes with an emphasis on water resources validating the product at each didactic experiment. The execution of the elective curricular component, through the tutorial e-book in an experimental class, was considered successful, for fulfilling the proposed objectives and for its effectiveness, performance and feasibility identified from the students' perception. The onscreen research fulfilled the objectives of the participant action research, since it contributed to strengthen EA, by mitigating the knowledge gaps identified in the study area, by expanding the dissemination of information and dialogues inherent to water management in the state of RO, demonstrating that its replicability in other regions is feasible based on the adequacy of the reality of the socio-environmental scenario and the policy for implementing water management and by providing an educational product with theoretical and practical methodological tools, with an emphasis on water resources. This study converges with Sustainable Development Goals 4 - Quality education, 6 - Drinking water and sanitation, 11 - Sustainable cities and communities and 17 - Partnerships and means of implementationpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdfDissertação39,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto__LUCIANA_PARDINHO_SANTOS_CAETANO.pdfProduto36,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.