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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Santos, Claudineia Esteves dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T20:54:12Z | - |
dc.date.available | 2024-05-02T20:54:12Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Claudineia Esteves dos. Percepções de docentes da educação infantil sobre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na classe comum. 2024. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5308 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa tem como tema o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na classe comum. A questão principal de investigação: quais as percepções de docentes da educação infantil de uma escola municipal de Ariquemes sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na classe comum? Tem como objetivo geral compreender as percepções dos docentes na educação infantil sobre a inclusão de alunos com TEA na classe comum de uma escola em Ariquemes. Justifica-se que esta pesquisa é crucial para evidenciar as percepções dos docentes, pois desempenham um papel central nas práticas inclusivas. O entendimento de suas experiências, desafios e necessidades de suporte é fundamental para aa elaboração de políticas educacionais e dar suporte para as práticas pedagógicas. No método esta pesquisa tem natureza aplicada, sua abordagem é qualitativa, seus objetivos são descritivos e explicativos. Quanto aos procedimentos técnicos adota a pesquisa de levantamento, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas com a participação de 3 professoras. A partir da análise de conteúdo, os dados foram organizados em quatro categorias a saber: a) perfil dos participantes; b) experiências com a inclusão de alunos com TEA; c) a organização do trabalho pedagógico; d) suporte e apoio para a inclusão de alunos com TEA. Dentre os principais resultados e discussão, os professores expressaram uma necessidade urgente de formação continuada e capacitação com a inclusão de alunos com TEA, destacando a falta de preparação inicial. Identificou-se que os docentes enfrentam uma carência de recursos e apoio adequado para a inclusão, incluindo materiais adaptados, auxiliares especializados em sala de aula e suporte pedagógico. Os participantes afirmaram que possuem uma série de desafios práticos na implementação da inclusão, como dificuldades na adaptação do currículo, manejo de comportamentos desafiadores e atenção individualizada. Os professores enfatizaram a importância de entender as necessidades específicas dos alunos com TEA, ressaltando a importância de estratégias diferenciadas e apoio emocional. Espera-se que esta pesquisa ofereça uma contribuição ao campo da educação inclusiva, quanto à necessidade de orientar práticas pedagógicas mais eficazes e promover um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para alunos com TEA na educação infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudineia Esteves dos Santos (claudineiaesteves723@gmail.com) on 2024-05-01T19:58:37Z No. of bitstreams: 1 TCC CLAUDINEIA SANTOS 2024 publicação.pdf: 857058 bytes, checksum: dbf951a81ad35ac68fe92359832fb4c0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-05-02T20:54:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC CLAUDINEIA SANTOS 2024 publicação.pdf: 857058 bytes, checksum: dbf951a81ad35ac68fe92359832fb4c0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-02T20:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC CLAUDINEIA SANTOS 2024 publicação.pdf: 857058 bytes, checksum: dbf951a81ad35ac68fe92359832fb4c0 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Percepções Docentes | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Percepções de docentes da educação infantil sobre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na classe comum | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
dc.description.abstract2 | The theme of this research is the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the ordinary classroom. The main research question: what are the perceptions of early childhood education teachers at a municipal school in Ariquemes about the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the ordinary classroom? Its general aim is to understand the perceptions of teachers in early childhood education about the inclusion of students with ASD in the ordinary classroom of a school in Ariquemes. This research is crucial to highlight the perceptions of teachers, as they play a central role in inclusive practices. Understanding their experiences, challenges and support needs is fundamental for drawing up educational policies and supporting pedagogical practices. In terms of method, this research is of an applied nature, its approach is qualitative, and its objectives are descriptive and explanatory. As for the technical procedures, it adopts survey research, with data being collected through interviews with the participation of 3 teachers. Based on content analysis, the data was organized into four categories: a) profile of the participants; b) experiences with the inclusion of students with ASD; c) the organization of pedagogical work; d) support and support for the inclusion of students with ASD. Among the main results and discussion, teachers expressed an urgent need for continuing education and training in the inclusion of students with ASD, highlighting the lack of initial preparation. It was identified that teachers face a lack of resources and adequate support for inclusion, including adapted materials, specialized classroom assistants and pedagogical support. Participants stated that they have a number of practical challenges in implementing inclusion, such as difficulties in adapting the curriculum, managing challenging behavior and individualized attention. Teachers emphasized the importance of understanding the specific needs of students with ASD, stressing the importance of differentiated strategies and emotional support. It is hoped that this research will make a contribution to the field of inclusive education, regarding the need to guide more effective pedagogical practices and promote a more welcoming and inclusive school environment for students with ASD in early childhood education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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