Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Elnatan Dias-
dc.date.accessioned2024-05-06T18:04:33Z-
dc.date.available2024-05-06T18:04:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVIEIRA, Elnatan Dias. A importância da música como estratégia lúdica no ensino fundamental. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5318-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Prof. Drª. Edneia Maria Azevedo Machado.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho corrobora na compreensão da importância da música para o processo de ensino e aprendizagem das crianças, explorando os momentos lúdicos. E teve como objetivo compreender as contribuições da música para o processo de ensino e aprendizagem das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola no município de Ji-Paraná/ Rondônia. Essa pesquisa aplicada teve como metodologia a abordagem qualitativa. Para a produção dos dados desenvolvemos atividades na escola que chamamos de: Oficina de Música, com o tempo de 40 minutos, por ações, uma vez por semana, durante cinco semanas, na escola municipal Menino Jesus. Após a realização das atividades foi aplicado um questionário para as crianças participantes da oficina e outro para a professora, com o objetivo de levantamento de dados para o embasamento dos resultados. Os principais autores para embasamento teórico foram, Ramos (2012), Bréscia (2003), Medeiros (2011), Bonon (2021). Os resultados alcançados foram positivos, observamos que durante a aplicação da oficina os alunos interagiam de forma divertida e animada, e após a aplicação da oficina sempre queriam mais. A professora da turma compartilhou que as crianças aguardavam a próxima oficina com muito entusiasmo, também pontuou que após a oficina havia mais concentração e participação da aula. Os momentos lúdicos com música, proporciona aprendizado e estimula a desenvoltura, envolve todas as crianças, traz diversão e relaxamento para os alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elnatan vieira (natandiasvieira@gmail.com) on 2024-05-05T21:06:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_ELNATAN 03.05.pdf: 1318724 bytes, checksum: 2dc60a426957174cf36f8f62fdabd64f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-05-06T18:04:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ELNATAN 03.05.pdf: 1318724 bytes, checksum: 2dc60a426957174cf36f8f62fdabd64f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-06T18:04:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ELNATAN 03.05.pdf: 1318724 bytes, checksum: 2dc60a426957174cf36f8f62fdabd64f (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSonoridadept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleA importância da música como estratégia lúdica no ensino fundamentalpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This paper corroborates the understanding of the contributions of music to the teaching and learning process of children, exploring playful moments. And it aimed to understand the contributions of music to the teaching and learning process of children in the second year of Elementary School in a school in the city of Ji-Paraná / Rondônia. This applied research had a qualitative approach as a methodology. For the production of the data, we developed activities in the school that we call: Music Workshop, with a time of 40 minutes, by actions, once a week, for five weeks at the municipal school Menino Jesus. After carrying out the activities, a questionnaire was applied to the children participating in the workshop and another to the teacher, with the goal to collect data to support the results. The main authors for theoretical support were Ramos (2012), Brescia (2003), Medeiros (2011), Bonon (2021). The results achieved were positive, we observed that during the application of the workshop the students interacted in a fun and lively way, and after the application of the workshop they always wanted more. The teacher of the class shared that the children were waiting for the next workshop with great enthusiasm, she also pointed out that after the workshop there was more concentration and participation in the class. Playful moments with music provide learning and stimulate resourcefulness, involve all children, bring fun and relaxation to the students.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ELNATAN 03.05.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Elnatan1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.