Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFélix, Glenda Maria Bastos-
dc.date.accessioned2024-05-07T15:00:11Z-
dc.date.available2024-05-07T15:00:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFÉLIX, Glenda Maria Bastos. Percepções sobre o Currículo de História a partir da presença da Arqueologia: Diálogo sobre pessoas, ensino e Arqueologia Pública. 126f.: il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5324-
dc.description.abstractO passado mais remoto da humanidade pode ser analisado por múltiplas perspectivas, a depender por qual ciência está sendo construído o diálogo, para esta dissertação será analisada pela perspectiva da arqueologia em conjunto com a história. O objetivo deste trabalho é discutir as abordagens e temas sensíveis à arqueologia apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) propondo formas de utilizar a materialidade da Reserva Técnica de Arqueologia da UNIR (RTDARQ) como elo entre o ensino formal e a arqueologia. Para isto, utilizou-se do aporte teórico de Funari para discutir Arqueologia Pública e Educação Patrimonial como metodologias para aproximar a educação formal dos conhecimentos arqueológicos, através de atividades interdisciplinares nas escolas, visitação à sítios arqueológicos além de visitações ao acervo físico da RTDARQ. Além da perspectiva do Ensino de História presente nas obras de Circe Bittencourt além do aporte teórico sobre educação presente em Libâneo. Observou-se então que a BNCC se distancia da abordagem direta de temas arqueológicos. O termo “arqueologia” e afins não aparece diretamente no currículo, caracterizando um retrocesso dessas questões de forma explicita, deixando a cargo das editoras de materiais didáticos discutirem esses assuntos de forma indireta nas habilidades da Base. A Arqueologia Amazônica ainda é tratada de forma superficial nos livros didáticos, levando em consideração que não há uma habilidade que foque em dissertar sobre o passado pretérito das sociedades indígenas da Amazônia levando em consideração as mais variadas características que as comtemplam.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Glenda Félix (glenda.felix@unir.br) on 2024-04-28T13:42:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Glenda Maria Bastos Félix_versão final_.pdf: 4227973 bytes, checksum: c2e7ef13430290bc2648dfe3c41cf999 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by VANESSA MEDEIROS DE REBELO (vanessarebelo@unir.br) on 2024-05-07T15:00:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Glenda Maria Bastos Félix_versão final_.pdf: 4227973 bytes, checksum: c2e7ef13430290bc2648dfe3c41cf999 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-07T15:00:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Glenda Maria Bastos Félix_versão final_.pdf: 4227973 bytes, checksum: c2e7ef13430290bc2648dfe3c41cf999 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectArqueologia Públicapt_BR
dc.titlePercepções sobre o Currículo de História a partir da presença da Arqueologia: Diálogo sobre pessoas, ensino e Arqueologia Públicapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The most remote past of humanity can be analyzed from multiple perspectives, depending on which science the dialogue is being constructed, so this dissertation will be analyzed from the perspective of archeology in conjunction with history. The objective of this work is to discuss the approaches and themes sensitive to archeology presented in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of History for the final years of Elementary School (6th to 9th grade) proposing ways of using the materiality of the Technical Reserve of Archeology of UNIR (RTDARQ) as a link between formal education and archaeology. For this, Funari's theoretical contribution was used to discuss Public Archeology and Heritage Education as methodologies to bring formal education closer to archaeological knowledge, through interdisciplinary activities in schools, visits to archaeological sites, as well as visits to the physical collection of RTDARQ. In addition to the perspective of History Teaching present in the works of Circe Bittencourt, in addition to the theoretical contribution on education present in Libâneo. It was then observed that the BNCC distances itself from the direct approach to archaeological themes. The term “archaeology” and the like does not appear directly in the curriculum, featuring an explicit setback for these issues, leaving it up to the editors of didactic materials to discuss these matters indirectly in the skills of the Base. Amazonian Archeology is still treated superficially in textbooks, taking into account that there is no skill that focuses on talking about the past of indigenous societies in the Amazon, taking into account the most varied characteristics that contemplate them.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Amazônia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Glenda Maria Bastos Félix_versão final_.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.