Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5329
Título: | Análise da Política Nacional de Alfabetização do governo Bolsonaro |
Autor(es): | Coutinho, Gabriele Cristina Alves de Sousa |
Palavras-chave: | Alfabetização Política Nacional de Alfabetização Tempo de Aprender Letramento |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | COUTINHO, Gabriele Cristina Alves de Sousa. Análise da Política Nacional de Alfabetização do governo Bolsonaro . 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024. |
Resumo: | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa acerca da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída no governo Bolsonaro (2019-2022). O objetivo desta investigação consistiu em analisar a referida política e seus programas Tempo de Aprender e Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) seus objetivos e metas, organização, concepções teóricas, concepção e organização da formação de professores em relação aos métodos e outras propostas pedagógicas de alfabetização. Para tanto, utilizou-se o materialismo histórico-dialético, que possibilita compreender o fenômeno de forma concreta, a partir de suas múltiplos dimensões, relacionando as partes que o compõem ao todo histórico. Os dados foram obtidos por meio das pesquisas bibliográfica e documental, que possibilitaram os fundamentos teóricos e epistemológicos para a compreensão da alfabetização, suas contradições e movimentos históricos que a acompanham, além das concepções de alfabetização consideradas pelo Estado. Nessa perspectiva, buscou-se compreender o histórico das principais políticas de alfabetização desenvolvidas no Brasil, a partir da década de 1990, relacionando-as com as influências dos organismos internacionais no contexto do neoliberalismo. Os resultados apontam que a PNA em foco se fundamenta no método fonético; as bases teóricas e metodológicas dos programas Tempo de Aprender e ABC conduzem a uma aprendizagem descontextualizada da realidade social, econômica e política, representando uma continuidade nas políticas de alfabetização já perpetradas, baseadas em métodos desconexos da realidade, que não alcançam os índices necessários relacionados à alfabetização nem proporcionam às crianças a aprendizagem de forma histórica e crítica. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5329 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Versão Final.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.