Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5337
Título: | A contação de histórias para aquisição da Língua Brasileira de Sinais por crianças surdas |
Autor(es): | Carvalho, Raiany Ribeiro Mendonça de |
Palavras-chave: | Literatura surda Histórias infantis Libras |
Data do documento: | 14-Mai-2024 |
Citação: | CARVALHO, Raiany Ribeiro Mendonça de. A contação de histórias para aquisição da Língua Brasileira de Sinais por crianças surdas. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024 |
Resumo: | A pesquisa em tela busca contribuir com os estudos sobre a aquisição da língua de sinais por crianças surdas, vamos neste projeto incluir a contação de histórias em Libras como ferramenta para auxiliar as crianças surdas na aquisição da linguagem. Foi realizada com alunos surdos do Ensino Fundamental I em duas escolas públicas do município de Ji-Paraná, sendo elas o Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Antônia, local de desenvolvimento do projeto ‘Contando Histórias em Libras’ e Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ruth Rocha, no estágio em Educação Inclusiva. A metodologia utilizada foi baseada nas pesquisas pós-críticas em educação, lançada pela mão dos pressupostos de tipos de leituras, com fundamentação nos dos Estudos Surdos, que tem por princípio a valorização da cultura e identidade surda. A contação de histórias para crianças surdas tem sido uma estratégia positiva para a aquisição da língua de sinais por elas. Como resultado pode-se observar que através da literatura surda podemos verificar como os alunos surdos se interessam por essas atividades e participam e desenvolvem sua criatividade. As crianças se envolvem nas histórias e nos seus personagens tornando as atividades atrativas. Essas estratégias contribuem para o desenvolvimento da fluência em Libras por essas crianças. No relato da minha vida escolar, percebe-se o quanto o processo de inclusão de uma pessoa surda, passa por vários percalços e que em muitos momentos, causando prejuízo devido à falta de atendimento específico para o aluno surdo ou com uma deficiência auditiva mais leve, como no meu caso. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Prof.ª Dra. Rosiane Ribas de Souza Eler e coorientação da Intérprete de Libras Me. Queila Ribas de Souza. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5337 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAYANE TCC FINAL.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.