Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/706
Título: A qualidade do serviço contábil a partir da percepção dos usuários e contabilistas na cidade de Cacoal, Rondônia
Autor(es): Sena, Mônica Figueira
Palavras-chave: Contabilidade
Contabilista - Serviços - Imagem
Valorização profissional
Data do documento: 2016
Citação: SENA, Mônica Figueira. A qualidade do serviço contábil a partir da percepção dos usuários e contabilistas na cidade de Cacoal, Rondônia. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Esperar o melhor é natural. A melhor qualidade em serviços também é algo esperado, exigido, mas depende do que e de quem. Tendo em vista a importância e a expectativa de qualidade e aspectos ligados à imagem e valorização profissional, esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade da prestação dos serviços contábeis na cidade de Cacoal, Rondônia, segundo a perspectiva dos prestadores de serviços contábeis (contadores e técnicos em contabilidade) e dos usuários desses serviços (empresários e administradores de empresas). Assim, buscou-se identificar como a atuação dos profissionais da Contabilidade é percebida pelos pesquisados, tanto os pontos positivos como negativos. A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva, com análise em parte quantitativa e parte qualitativa. A coleta de dados se deu entre Outubro de 2015 e Janeiro de 2016 com apoio de questionário organizado em escala Likert de 6 pontos para ambas categorias e um segundo instrumento replicado da Escala Qualiscont, apenas aos contabilistas, visando aprofundamento quanto a percepção sobre si mesmos. Os dados obtidos permitiram identificar os usuários dos serviços contábeis atribuem importância do profissional da Contabilidade e dos seus serviços para o bom andamento dos negócios, embora identifiquem também uma participação ainda pequena desses profissionais no cotidiano das empresas. Por outro lado, os contadores e técnicos em Contabilidade, embora sintam facilidade em conseguir trabalho pela diversidade de atuações proporcionada pela formação na área, se sentem mal remunerados e pouco valorizados pela sociedade, em contraposição à responsabilidade ética, profissional, civil e até criminal quanto aos serviços por eles realizados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. Dra. Estela Pitwak Rossoni
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/706
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mônica (versão final) 201121897.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador