Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/741
Título: Orçamento público participativo - análise da percepção da sociedade organizada do município de Ministro Andreazza - RO
Autor(es): Araújo, Graciane Bergamaschi
Palavras-chave: Orçamento participativo
Recursos públicos
Sociedade organizada
Gestão
Data do documento: 2009
Citação: ARAÚJO, Graciane Bergamaschi. Orçamento público participativo - análise da percepção da sociedade organizada do município de Ministro Andreazza - RO. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: O presente artigo faz uma análise quanto à percepção da sociedade organizada do município de Ministro Andreazza apresentando o orçamento participativo como um instrumento que atende aos anseios da sociedade e auxilia o gestor na decisão e aplicação dos recursos públicos. Teve como objetivo geral evidenciar como o orçamento participativo pode ser utilizado como ferramenta de gestão e otimização dos recursos públicos e como instrumento de fortalecimento da cidadania. A fim de proporcionar um melhor entendimento, foram abordados conceitos sobre orçamento público e orçamento participativo além de observar a percepção da sociedade organizada e do prefeito do município de Ministro Andreazza quanto à implantação desse instrumento no município e verificar o nível de satisfação da população quando se trata da aplicação dos recursos públicos, observando a frequência da participação da sociedade nas audiências públicas e da elaboração do orçamento no modelo atual e se a mesma contribui com a fiscalização da aplicação dos recursos. Dessa forma, realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo onde foram entrevistadas 35 entidades da sociedade organizada dentre as 51 existentes no município de Ministro Andreazza – RO e o prefeito municipal, utilizando-se da técnica de pesquisa com formulário semi-estruturado. A pesquisa revelou que 83% dos entrevistados possuem conhecimento a respeito do orçamento participativo e 100% destes acham que seria bom a sua implantação no município, além do nível de satisfação da sociedade em relação à aplicação dos recursos não ser bom e que grande parte desta não sabe quando o orçamento público é elaborado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/741
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ORÇAMENTO PÚBLICO PARTICIPATIVO – ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA SO.pdf305,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador