Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/786
Título: Experiência e lugar: Geografia oral com Judeus
Autor(es): Santos, Sheila Castro dos
Palavras-chave: Experiência
Geografia da Religião
Judeus
Lugar
Data do documento: 2012
Citação: SANTOS, Sheila Castro dos. Experiência e lugar:Geografia oral com Judeus.Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 247p. Porto Velho, 2012.
Resumo: A construção da presente dissertação está substanciada nas vertentes da Geografia Humana e Geografia da Religião, e tem por intuito compreender e evidenciar o lugar dos ritos judaicos praticados em Porto Velho. Este foi exposto pela utilização do método hermenêutico-fenomenológico e da metodologia em Geografia Oral, que tem por cunho a pesquisa participativa deste modo a compreensão permitiu o avanço nas reflexões das leituras e temas que serviram para consolidarem as interpretações referentes a “lugar”, “memória”, “cotidiano”, “migração” e “religião”. Para condução deste trabalho, destacamos Yi-fu Tuan, Eric Dardel, Paul Claval, Caldas, Halbwachs e outros que atuam nas diversas áreas de estudo da Geografia Humana. A compreensão destes possibilitou avanço nas reflexões que possuíam pontos de intersecção dentro da pesquisa, desta maneira construímos um estudo sobre o homem e o “lugar”. A Geografia da Religião foi a base condutora para as interpretações com ela foi possível entender o espaço religioso formado pelas atitudes humanas carregadas de sentimentos e ações dirigidas ao sobrenatural ou ao sagrado, por isso entendemos os signos transmitidos que permanecem com vivacidade por meio da prática ritual realizada em lugar determinado. Foi por meio das experiências expostas que as narrativas foram interpretadas, encontramos a partir das análises realizadas o valor simbólico do lugar onde praticam o rito, as disputas internas, sua organização.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Josué da Costa Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/786
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila C. dos Santos_Experiência e Lugar.pdf12,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.