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dc.contributor.authorPenha, Maranei Rohers-
dc.date.accessioned2016-05-30T20:05:19Z-
dc.date.available2016-05-30T20:05:19Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationPENHA, Maranei Rohers. Configuração territorial da rede dos laboratórios de informática educativa em Rondônia e a universalização do acesso à informática. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 130p. Porto Velho, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/794-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Carlos Santos.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou o processo de implantação da rede de LIE’s nas Unidades Escolares do Estado de Rondônia, visto que é resultado de cinco projetos de informática educativa implantados ora através de parcerias com o Governo Federal, ora com recursos específicos do Estado. Objetivou-se com este trabalho revelar em que medida a atual configuração territorial da rede de Laboratórios de Informática Educativa - LIE tem contribuído para atingir a universalização do acesso à informática para a clientela estudantil da rede pública estadual de ensino no estado de Rondônia. A pesquisa é fundamentada no método geográfico proposto por Milton Santos (1985) na perspectiva das categorias de análise do processo, da função, da estrutura e da forma associados com a técnica de coleta de dados, bibliográfica e documental. Isto ocorreu junto à cada setor responsável, especificamente pelos projetos de informática educativa, em Rondônia e na SEED/MEC. Com base nos dados levantados tornou-se necessário a criação dos indicadores de universalização, assim como o mapeamento dos laboratórios na perspectiva da universalização do acesso à informática educativa tendo como apoio teórico os conceitos de universalização e configuração territorial para responder ao objetivo proposto. A análise dos dados demonstrou que a configuração territorial da rede de LIE’s ainda apresenta um déficit de universalização do acesso à informática educativa de 69,9%, na rede estadual de ensino. Observamos que os fatores gestão do sistema educacional e das unidades escolares, dos recursos humanos e da manutenção da infra-estrutura demandam ações particularmente de curto e médio prazo. Concluiu-se que os fatores identificados demandam ser analisados e repensados com vistas a buscar alternativas para que a informática educativa tornese realmente universalizada. Assim sugerimos, como ponto de partida para a implantação de novos LIE’s, um planejamento estratégico no qual o critério para a implementação destes esteja fundamentado prioritariamente nas demandas sociais com base no IDH e nos estágios de déficit de universalização de forma que se considerem os processos de inclusão digital já empreendidos.pt_BR
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-05-30T19:58:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maranei R. Penha_Configuração territorial da rede.pdf: 7213975 bytes, checksum: 6b015eba073165cd39543e9b01c1390a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-30T20:05:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maranei R. Penha_Configuração territorial da rede.pdf: 7213975 bytes, checksum: 6b015eba073165cd39543e9b01c1390a (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.subjectConfiguração territorialpt_BR
dc.subjectInformática educativapt_BR
dc.subjectRedespt_BR
dc.subjectUniversalizaçãopt_BR
dc.titleConfiguração territorial da rede dos laboratórios de informática educativa em Rondônia e a universalização do acesso à informáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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