Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/829
Título: Cidade e ensino de Geografia: Contribuição a uma Educação Geográfica da e para a cidade
Autor(es): Silva, Sandra Gallo da
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Cidade
Educação
Cidadania
Data do documento: 2008
Citação: GALLO, Sandra. Cidade e ensino de Geografia: Contribuição a uma Educação Geográfica da e para a cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 228p. Porto Velho, 2008.
Resumo: Esta dissertação apresenta como foco central de interesse: a cidade como objeto pedagógico para o ensino de geografia nas 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. O interesse principal é saber em que medida o ensino de geografia pode contribuir na formação da cidadania, dialogando a partir dos significados e as representações sociais que os alunos atribuem a determinados conceitos geográficos em relação à cidade onde se encontram inseridos. A pesquisa é um estudo de abordagem qualitativa que tem como objetivo analisar as dimensões educativas da cidade a partir das interpretações dos alunos e entender de que forma a escola e o professor podem transpô-las no processo educativo. Para buscar estes objetivos fiz observações em quatro salas de aulas de Geografia em duas escolas na cidade de Alta Floresta D’Oeste, questionário com 59 alunos, entrevistas com quatro alunos e cinco professores e três seqüência didática envolvendo todos os alunos das quatro turmas. As representações sociais foi o suporte teórico e metodológico para a compreensão e análise acerca da construção do conhecimento geográfico pelos alunos. Os resultados da análise apontam a contribuição da cidade para o ensino de geografia vez que os alunos vivenciam este espaço de diferentes formas e esta apresenta-se educativa a partir de três dimensões - aprender a cidade, aprender na cidade e aprender da cidade. Assim, a aprendizagem escolar ancora-se na percepção da realidade concreta e vivida das relações entre os diversos elementos que compõem o espaço geográfico, buscando soluções para os problemas, atuando ativamente, constituindo-se em cidadãos no meio em que vivem. Uma educação geográfica a partir do espaço vivido.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Nilson Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/829
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Gallo_Cidade e ensino de Geografia.pdf6,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.