Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/830
Título: Redes de aviamento da borracha e a organização espacial de Fortaleza do Abunã / Amazônia.
Autor(es): Silva, José Rubisten da
Palavras-chave: Espaço
Aviamento
Borracha
Seringal
Abunã
Data do documento: 2010
Citação: SILVA, José Rubisten da. Redes de aviamento da borracha e a organização espacial de Fortaleza do Abunã / Amazônia. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 190p. Porto Velho, 2010.
Resumo: Essa pesquisa analisou as redes de aviamento da borracha na Amazônia e os reflexos na organização espacial de Fortaleza do Abunã na década de 1940. A importância deste trabalho está centrada na análise dos fatores que direta ou indiretamente contribuíram para a transformação desse espaço no decorrer da Segunda Guerra Mundial (1939 -1945). A partir dos Acordos de Washington em 1942, varias instituições e agencias estatais americanas e brasileiras foram criadas para administrar a Batalha da Borracha, interferindo no sistema de aviamento que foi estruturado no século XIX. Esses órgãos substituíram as Casas Aviadoras de Belém e Manaus nas funções de financiar, abastecer e transportar a produção dos seringais, alterando a cadeia de aviamento da borracha. Em conformidade com os interesses dos Estados Unidos da América e países aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), Getulio Vargas implementou uma nova política de integração territorial e econômica para região. Para tanto, foi necessário à mobilização dos soldados da borracha e o reaparelhamento das estruturas de transportes. Tratava-se de redes de transportes fluvial e ferroviário como o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no Território Federal do Guaporé. A exploração da borracha na Amazônia transformou o espaço físico e social, definiu novos territórios e marcou profundamente as vidas dos nativos e migrantes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Dorisvalder Dias Nunes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/830
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José R. da Silva_Redes de aviamento da borracha.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.