Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/836
Título: Geografia da Religião: Uma análise das espacialidades católicas
Autor(es): Feitosa, José Ricardo Teles
Palavras-chave: Comunidades Eclesiais de Base
Espacialidades
Igreja Católica
Renovação Carismática Católica
Data do documento: 2010
Citação: FEITOSA, José Ricardo Teles.Geografia da Religião: Uma análise das espacialidades católicas.Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 111p. Porto Velho, 2010.
Resumo: Os estudos referentes à religião tem se tornado cada vez mais frequentes no meio científico, em especial nas ciências humanas. A geografia com suas diversas categorias de análise sobre o espaço não poderia deixar de contribuir na pesquisa e na compreensão dos fenômenos religiosos. Este trabalho tem como objetivo principal analisar as espacialidades das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs e da Renovação Carismática Católica – RCC no setor urbano da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rolim de Moura-Ro. Quanto ao tipo de pesquisa, esta se caracteriza por uma investigação bibliográfica e de campo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Constatou-se neste estudo que a religião, forma simbólica e universal, pode ser estudada sobre o viés geográfico, visto que a geografia das religiões fornece subsídios para a investigação do fenômeno religioso por meio da interpretação das suas espacialidades. As CEBs e a RCC constituem-se em vetores de reestruturação espacial da Igreja Católica em Rolim de Moura, no entanto comprovou-se que ambas não têm dado as respostas esperadas ao catolicismo local. Isso se deve principalmente às divergências das linhas de atuação, às teologias que regem e orientam e a dificuldade de aproximação estabelecida por elementos históricos. Esse distanciamento entre as duas correntes tem gerado percas territoriais para outras expressões religiosas, em especial para denominações evangélicas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/836
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José R. T. Feitosa_Geografia da Religião.pdf7,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.