Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/837
Título: Literatura e Geografia: A poética do lugar em Thiago de Mello
Autor(es): Marques, Marcos Aurelio
Palavras-chave: Amazônia
Cultura
Geografia humana
Literatura
Data do documento: 2010
Citação: MARQUES, Marcos Aurelio. Literatura e Geografia: A poética do lugar em Thiago de Mello. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 103p. Porto Velho, 2010.
Resumo: A presente pesquisa propõe a análise de textos literários sob uma ótica geográfica. Dessa forma, busca mostrar como a literatura tem sido utilizada como fonte para geografia e como ela pode contribuir para um grau maior de humanização da ciência geográfica. Especificamente neste trabalho, fez-se uma leitura atenta da produção literária do poeta amazonense Thiago de Mello correspondente ao período entre 1952 e 1981, procurando demonstrar como o texto poético pode estabelecer reflexões e ser uma forma de representação de um determinado lugar. No caso de Thiago de Mello, esse lugar é a Amazônia. Para empreender uma compreensão de forma mais contextualizada, buscou-se entender o contexto cultural amazônico. A análise geográfica dos poemas de Thiago de Mello pauta-se predominantemente pela categoria geográfica de lugar, pois entende-se que os poemas aqui analisados constituem-se em uma poética do lugar e ao mesmo tempo constituem uma visão poética e humanizada da região amazônica. O principal suporte teórico é dado pelo geógrafo canadense Marc Brosseau que propõe um diálogo entre geografia e literatura.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Josué da Costa Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/837
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos A. Marques_Literatura e Geografia.pdf472,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.