Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/880
Título: Fatores que influenciam a permanência dos jovens na agricultura familiar: percepção dos alunos do Instituto estadual de educação rural Abaitará.
Autor(es): Gonçalves, Dalva Cristina Barbosa.
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Êxodo rural
Jovens Ruralistas
Data do documento: 24-Jun-2015
Citação: GONÇALVES, Dalva Cristina Barbosa. Fatores que influenciam a permanência dos jovens na agricultura familiar: percepção dos alunos do Instituto estadual de educação rural Abaitará. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: A agricultura familiar é responsável por parte do abastecimento alimentar em diversas regiões do país, porém tem sofrido as conseqüências do êxodo rural, principalmente pelos jovens. A pesquisa tem como objetivo analisar quais os principais fatores que motivam a permanência dos jovens no meio rural em atividades ligadas à agricultura familiar. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa e método dedutivo. Utilizou-se como técnicas de coletas de dados a pesquisa bibliográfica e formulários estruturados contendo 31 perguntas abertas e fechadas realizados com 83 jovens do Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará localizado no município de Pimenta Bueno/RO. Os resultados apontam que as jovens mulheres têm cada vez mais migrado para a zona urbana em busca de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho. Os principais fatores que interferem na permanência dos jovens no meio rural são: continuidade nos estudos vem em primeiro, emprego fixo e melhores condições de vida. Destacam-se também à falta de atividades e espaços de lazer na zona rural. Verifica-se que os programas de políticas públicas não estão atendendo suas expectativas. Sugere-se que os órgãos competentes para repasse de tecnologias aos agricultores familiares divulguem e estimulem os jovens por meio de palestras e reuniões em associações de produtores rurais as diversas linhas de crédito voltadas ao público e que o governo crie formas de incentivos quanto ao lazer, qualidade de vida e meios para continuação dos estudos e oportunidades de geração de renda na zona rural.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/880
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRAVAR CD OK.pdf581,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador