Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/885
Título: O ensino de empreendedorismo nas escolas públicas do município de Cacoal/RO.
Autor(es): Geraldino, Fernando Henrique
Palavras-chave: Empreendedorismo
Escolas públicas
Ensino Médio
Educação empreendedora
Metodologia de ensino
Data do documento: 24-Jun-2015
Citação: GERALDINO, Fernando Henrique. O ensino de empreendedorismo nas escolas públicas do município de Cacoal/RO. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Estudo realizado com professores e alunos de duas escolas públicas do município de Cacoal/RO: Josino Brito e Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Cacoal (IFRO), com o objetivo de analisar de que forma as escolas públicas de ensino médio sediadas em Cacoal incentivam seus alunos no desenvolvimento do comportamento empreendedor. Utilizou-se o método indutivo, abordagem qualitativa e estudos descritivos. As técnicas de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada aplicada junto aos professores das escolas responsáveis pelas atividades empreendedoras, e formulário estruturado com o uso da escala de Likert aplicado aos 105 alunos, sendo 77 pertencentes a Escola Josino Brito e os outros 28 aos alunos do IFRO. Os resultados apontam como pontos fortes os incentivos das escolas para os projetos-empreendedores, conciliação entre os aspectos teóricos e práticos, há relevância dos alunos para o empreendedorismo, já que contribui para o crescimento pessoal e profissional e demonstraram possuir características empreendedoras. Os pontos fracos evidenciados foram: alguns alunos participam das atividades empreendedoras por causa da nota e o incentivo financeiro é o grande empecilho para desenvolver um projeto empreendedor. Sugere-se que as escolas continuem desenvolvendo o ensino ao empreendedorismo e o incentivem a outras escolas, para que demonstrem aos alunos tanto aspectos teóricos quanto práticos, bem como os estimulem a elaborarem feiras de empreendedorismo, buscando ensiná-los sobre finanças, recursos humanos, marketing, etc. de modo que não queiram fazer a disciplina pela nota recebida, bem como levem esse conhecimento para a fase pós-escolar, de forma a conseguirem administrar um negócio próprio adequadamente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/885
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRAVAR CD.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador