Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/896
Título: Distúrbios digestivos causados pelas cultivares do Panicum maximum no microclima amazônico.
Autor(es): Souza, Taciane Leticia de Melo
Schons, Sandro de Vargas
Palavras-chave: Panicum maximum
Bovinos
Tanzânia
Equinos
Data do documento: 10-Dez-2015
Citação: SOUZA, Taciane Leticia de Melo. Distúrbios digestivos causados pelas cultivares do Panicum maximum no microclima amazônico. 2015. 49f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura.
Resumo: Objetivou-se com este trabalho apontar a epidemiologia dos casos em Rondônia, contribuir para a pesquisa do aumento dos carboidratos não fibrosos nas pastagens P. maximum, e sua ligação com os distúrbios digestivos em equinos e bovinos. Para atingir esses objetivos, foram realizadas visitas nas propriedades rurais que apresentaram casos da enfermidade em equídeos e bovinos. E realizadas intoxicações experimentais com as cultivares do P. maximum, durante os meses chuvosos (novembro a abril). Foram realizadas colheitas da forragem da pastagem durante os experimentos em que posteriormente foram secas e liofilizadas e enviadas para realizar a análises bromatológicas. Os resultados observados foram que as características climáticas na região Amazônica influenciaram para o aumento do CNF nas forragens, o que levou a alteração da microbiota cecal e causando alterações fisiopatológicas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de pós - Graduação em Ciências Ambientais, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, para a obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais. Orientadora: Prof. Dr. Sandro de Vargas Schons.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/896
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TACIANE LETICIA DE MELO SOUZA.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.